THROUGH LITERARY YARNS
A TEACHING PROPOSAL ALLYING PROJECT BASED LEARNING, TECHNOLOGY AND LITERATURE
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p592Keywords:
literatura, aprendizagem baseada em projetos, tecnologiaAbstract
This experience report presents a set of activities performed with 7th grade students whose starting point was a contemporary literary work. The methodology includes Google Classroom, with students working in groups taking into account not only the book but also topics of their own interest related to the narrative, culminating in the creation of videos. The activities were based on Project Based Learning, on the humanizing potential of literature and on literary literacy, aiming to develop competences of the Common National Curricular Base.
Downloads
References
BENDER, William. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em 11/10/2018.
CAMARGOS, Marcia. CARUSO, Carla. Diálogos de Samira: por dentro da guerra síria. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2015.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p. 235-263.
COELHO, Nelly N. A Literatura: um “fio de Ariadne” no labirinto do ensino neste limiar de milênio? In: Literatura: arte, conhecimento e vida. Ed. Fundação Peirópolis. 2000. p. 13-31.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.
COSTA, Maria C. C. A leitura das imagens. In: ZILBERMAN, Regina; ROSING, Tania. M. K. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p.81-98.
MARTINS, Ivanda. A literatura no ensino médio: quais os desafios do professor? In: BUNZEN, Clécio; MENDONÇA. Márcia. (org.). Português no Ensino Médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 83-102.
ROJO, Roxane. Letramento(s): práticas de letramento em diferentes contextos. In: Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. 1ª edição. São Paulo: Parábola editorial, 2009. p.95-121.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Disponível em: http://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/2013121153a8f1155045828c12733b68e/Letramento_e_capacidade_de_leitura_pra_cidadania_2004.pdf. Acesso em 10/09/2018.
ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: DAVI, Maria A.; REZENDE, Neide L.; JOVER-FALEIROS, Rita. (org.) Leitura de literatura na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013. p. 17-33.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.