PELOS FIOS LITERÁRIOS

UMA PROPOSTA DE ENSINO ALIANDO APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, TECNOLOGIA E LITERATURA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p592

Mots-clés :

literatura, aprendizagem baseada em projetos, tecnologia

Résumé

Este relato de experiência apresenta um conjunto de atividades realizadas com turmas do 7º ano a partir de uma obra literária contemporânea. Sua metodologia contempla o Google Classroom, com os alunos trabalhando em grupo a partir do livro e de temas de próprio interesse relacionados à narrativa, culminando na criação de vídeos. As atividades se fundamentaram na Aprendizagem Baseada em Projetos, no potencial humanizador da literatura e no letramento literário, almejando desenvolver competências da Base Nacional Comum Curricular.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BENDER, William. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em 11/10/2018.

CAMARGOS, Marcia. CARUSO, Carla. Diálogos de Samira: por dentro da guerra síria. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2015.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p. 235-263.

COELHO, Nelly N. A Literatura: um “fio de Ariadne” no labirinto do ensino neste limiar de milênio? In: Literatura: arte, conhecimento e vida. Ed. Fundação Peirópolis. 2000. p. 13-31.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

COSTA, Maria C. C. A leitura das imagens. In: ZILBERMAN, Regina; ROSING, Tania. M. K. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p.81-98.

MARTINS, Ivanda. A literatura no ensino médio: quais os desafios do professor? In: BUNZEN, Clécio; MENDONÇA. Márcia. (org.). Português no Ensino Médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 83-102.

ROJO, Roxane. Letramento(s): práticas de letramento em diferentes contextos. In: Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. 1ª edição. São Paulo: Parábola editorial, 2009. p.95-121.

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Disponível em: http://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/2013121153a8f1155045828c12733b68e/Letramento_e_capacidade_de_leitura_pra_cidadania_2004.pdf. Acesso em 10/09/2018.

ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: DAVI, Maria A.; REZENDE, Neide L.; JOVER-FALEIROS, Rita. (org.) Leitura de literatura na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013. p. 17-33.

Téléchargements

Publié-e

2020-05-02

Comment citer

Machado, A. C. L. (2020). PELOS FIOS LITERÁRIOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO ALIANDO APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, TECNOLOGIA E LITERATURA. EntreLetras, 11(1), 592–610. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p592