O SUJEITO LEITOR, ESSE ENIGMA
INVESTIGANDO A RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p494Keywords:
diário de leitura, ensino fundamental, leitura subjetiva, recepçãoAbstract
Based on the theoretical contribution of Michel Picard (1986) and Vincent Jouve (1992), we intend to analyze the reading journals of three seventh grade classes of a public Middle School, on which the students registered their reception of the works Oedipus, the damned (retelling by Marie-Thérèse Davidson) and The hound of the Baskervilles (by Conan Doyle). Our goal is to find clues about the development of the literary reader in school, having as premise the role of subjectivity in the semantic elaboration process that occurs during reading, which requires permanent (meta) cognitive and affective action. From the implied reader, inscribed in the work and assimilated by the expert reader, we come to the implicated reader, whose personal contribution affects the text while being affected by it.
Downloads
References
BAJOUR, Cecilia (2012). Ouvir nas entrelinhas. O valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2001.
DAUNAY, Bertrand. La “lecture littéraire”: les risques d’une mystification. Recherches, Lille, n.30, p.29-59, 1999.
DAVIDSON, Marie Thérèse. Édipo, o maldito. Tradução Heitor Ferraz Mello. São Paulo: SM, 2006.
DOYLE, Conan. O cão dos Baskervilles. Tradução Antonio Carlos Vilela. São Paulo: Melhoramentos, 2009.
DUFAYS, JEAN-Louis. Sujet lecteur et lecture littéraire: quelles modélisations pour quels enjeux ? Recherches & Travaux, Grenoble, n.83, p.77-88, dez., 2013.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
ISER, Wolfgang (1996). O ato de leitura. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34.
JOUVE, Vincent. Pour une analyse de l’effet-personnage. In: Littérature, n. 85, p. 103-11, fev., 1992.
JOUVE, Vincent. A leitura. Tradução Brigitte Hervot. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
JOUVE, Vincent. A leitura como retorno de si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. In:REZENDE, Neide Luzia et al. (Org.) Leitura subjetiva e ensino de literatura.São Paulo: Alameda, 2013, p.53-65.
LANGLADE, Gérard. Activité fictionnalisante du lecteur et dispositif de l’imaginaire. Figura, Montréal, n. 20, p. 45-65, 2008.
MEEK, Margaret. How texts teach what readers learn. South Woodchester: The Timble Press, 1988.
PETIT, Michèle. Leitura: do espaço íntimo ao espaço público.São Paulo: Editora 34, 2013.
PICARD, Michel. La lecture comme jeu. Paris: Les éditions de minuit, 1986.
ROUXEL, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Cadernos de Pesquisa [online], v.42, n.145, p.272-283, jan./abr., 2012.
TAUVERON, Catherine. Que veut dire évaluer la lecture littéraire? Cas d’élèves en difficulté de lecture. Revue Repères, Lyon, v.1, n. 31, p.73-112, 2005.
VIBERT, Anne. Explicar um texto literário: o que a pesquisa em didática da literatura pode fazer para a renovação e a diversificação das práticas. Revista Letras Raras, v.3, n. 1, Campina Grande, p. 199-222, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.