READING “BLUE BEARD” IN THE SCHOOL READING ROOM

READING AND LITERATURE TEACHING PRACTICES

Authors

  • Sônia Maria Milone de Freitas Travassos Travassos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Patricia Corsino Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p226

Keywords:

literatura, sala de leitura, escola, práticas de leitura

Abstract

This article starts from discussions of a thesis that analyzed the work with children's literature in the reading room of a public school. In the introduction, he defends the idea of literary reading as an experience that remains in the reader. Em seguida, discute práticas sociais de leitura que atravessaram o tempo e que, ao serem ressignificadas na escola, podem favorecer a interlocução das crianças com a literatura. Finally, it analyzes events in which a teacher conducts with her students the oral reading of Perrault's short story Barba Azul, opening spaces for conversations about him and contributing to the reading formation of all.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Patricia Corsino, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre e doutorada em Educação pela PUC-Rio. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRJ. 

References

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Editora Scipione, 1989.

AMARILHA, Marly. Estão Mortas as Fadas? Literatura Infantil e Prática Pedagógica. Petrópolis: Ed. Vozes, 1997.

AGUIAR, V. T. O compromisso de fazer literatura para crianças e jovens. In: OLIVEIRA, Ieda de (org.). O que é qualidade em literatura infantil e juvenil? São Paulo: DCL, 2011.

BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1988.

BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas – o valor da escrita nas práticas de leitura. São Paulo: Editora Pulo do Gato. 2013

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas vol. I. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas II: Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 2009.

BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. S. A leitura de textos literários na sala de aula: é conversando que a gente se entende. In: PAIVA, Aparecida (org.). Coleção explorando o ensino. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de educação básica, 2010, p. 69-88.

BRITTO, Percival. Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.

BRITTO, Percival. Letramento e Alfabetização: implicações para a educação infantil. In: FARIA A. L. G.; Melo A. S. (orgs.). O mundo da escrita e o universo da pequena infância. Campinas: São Paulo. Autores Associados, 2005 – p. 05-21.

CABRAL, Márcia. Leitura: história e histórias. In: Cursos da Casa da Leitura - Biblioteca e mediação da leitura. Rio de Janeiro: Fund. da Biblioteca Nacional. 2008.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro – do leitor ao navegador. Editora Unesp. São Paulo, 2009.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

CORSINO, Patrícia. O espaço da Literatura na sala de aula. In: PAIVA, Aparecida (org.). Coleção explorando o ensino. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de educação básica, 2010, p. 55-68.

CORSINO, Patrícia. Literatura na Educação Infantil: possibilidades e ampliações. In: PAIVA, Aparecida (org.). Coleção explorando o ensino. Literatura: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação. 2010.

CORSINO, Patrícia. Infância, linguagem e escola: das políticas de livro e leitura ao letramento literário de crianças de escolas fluminenses. Projeto de Pesquisa. Rio de Janeiro, UFRJ, LEDUC. 2009.

CORSINO, Patrícia; TRAVASSOS, S.; VILELA, R. Reflexões sobre políticas de livro e leitura de secretarias municipais de educação do Estado do Rio de Janeiro. In: Revista Estudos da Literatura Brasileira Contemporânea, nº 50 – Lugares do Literário – 2017. Visualizado em: http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/24152 - janeiro/2017.

CUNHA, Maria Zilda. Estética do labirinto na produção para crianças e jovens: de estratégias de leitura aos desafios para medir a astúcia do viajante. Pág. 121-141. In: FILHO J.N. G.; PINA P. K. C.; MICHELLI Regina Silva (orgs.). A Literatura infantil e juvenil hoje: múltiplos olhares, diversas leituras. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2011.

DEBUS, Eliane. As condições de produção da Leitura Literária na Educação Infantil. Dobras de Leitura - Ano III - N.º 9 - abr.mai.jun. 2002 – s/n

GOULART, Cecília. Alfabetização e letramento: os processos e o lugar da literatura. In: PAIVA, et all. (Orgs). Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, Ceale, 2007, p. 57-67.

KRAMER, Sonia. Leitura, experiência e formação. In: Cursos da Casa da Leitura. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2009, p. 32-39.

PERROTTI, Edmir. Confinamento Cultural, Infância, Leitura. São Paulo: Summus, 1990.

PIMENTEL, Claudia. O livro na educação infantil: dialogando com relatórios de estágio. In: Anais do III Congresso GRUPECI. Universidade Federal de Sergipe. Aracaju: 2012.

REYES, Yolanda. A substância oculta dos contos. O ensino de literatura na escola. In: Revista Emília. Fevereiro de 2012. Ver em: http://www.revistaemilia.com.br/mostra.php?id=137. Acesso em dezembro de 2012.

RODARI, Gianni. Gramática da Fantasia. São Paulo: Summus, 1982.

SILVA, Luiz Antonio. Criar práticas leitoras: uma provocação à reflexão teórica e um desafio social. In: Cursos da Casa da Leitura - Biblioteca e mediação da leitura. Rio de Janeiro: Fundação da Biblioteca Nacional, 2008.

SISTO, Celso. A Arte de contar histórias e sua importância no desenvolvimento infantil. In: Site: artistasgaúchos.com.br. Disponível em: www.artistasgaúchos.com.br. Visualizado em: janeiro e 2017.

TRAVASSOS, Sonia. Biblioteca Escolar: muito além de estantes arrumadas. In: Cursos da Casa da Leitura - Biblioteca e mediação da leitura. Rio de Janeiro: Fundação da Biblioteca Nacional. 2010.

VARGAS, Laerte. Contar histórias: será que eu levo jeito? In: Revista Sinpro-Rio; nº 03, junho 2008. Rio de Janeiro: Sinpro-Rio, 2008.

YUNES, Eliana. Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados. Curitiba: Aymará, 2009.

Published

2019-11-16

How to Cite

Travassos, S. M. M. de F. T., & Corsino, P. (2019). READING “BLUE BEARD” IN THE SCHOOL READING ROOM: READING AND LITERATURE TEACHING PRACTICES. EntreLetras, 10(2), 226–250. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p226