LECTURA "BARBA AZUL" EN LA SALA DE LECTURA DE LA ESCUELA
PRÁCTICAS DE LECTURA Y EXPERIENCIA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p226Palabras clave:
literatura, sala de leitura, escola, práticas de leituraResumen
628/5000 Este artículo parte de las discusiones de una tesis que analiza el trabajo con literatura infantil en la sala de lectura de una escuela pública. En la introducción, defiende la idea de la lectura literaria como una experiencia que permanece en el lector. Luego analiza las prácticas de lectura social que se han cruzado con el tiempo y que, cuando se vuelven a indicar en la escuela, pueden favorecer el diálogo de los niños con la literatura. Finalmente, analiza eventos en los que una maestra conduce con sus alumnos la lectura oral del Cuento Barba Azul de Perrault, abriendo espacios para conversaciones al respecto y contribuyendo a la formación de lectura de todos.Descargas
Citas
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Editora Scipione, 1989.
AMARILHA, Marly. Estão Mortas as Fadas? Literatura Infantil e Prática Pedagógica. Petrópolis: Ed. Vozes, 1997.
AGUIAR, V. T. O compromisso de fazer literatura para crianças e jovens. In: OLIVEIRA, Ieda de (org.). O que é qualidade em literatura infantil e juvenil? São Paulo: DCL, 2011.
BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1988.
BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas – o valor da escrita nas práticas de leitura. São Paulo: Editora Pulo do Gato. 2013
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas vol. I. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas II: Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 2009.
BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. S. A leitura de textos literários na sala de aula: é conversando que a gente se entende. In: PAIVA, Aparecida (org.). Coleção explorando o ensino. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de educação básica, 2010, p. 69-88.
BRITTO, Percival. Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.
BRITTO, Percival. Letramento e Alfabetização: implicações para a educação infantil. In: FARIA A. L. G.; Melo A. S. (orgs.). O mundo da escrita e o universo da pequena infância. Campinas: São Paulo. Autores Associados, 2005 – p. 05-21.
CABRAL, Márcia. Leitura: história e histórias. In: Cursos da Casa da Leitura - Biblioteca e mediação da leitura. Rio de Janeiro: Fund. da Biblioteca Nacional. 2008.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro – do leitor ao navegador. Editora Unesp. São Paulo, 2009.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
CORSINO, Patrícia. O espaço da Literatura na sala de aula. In: PAIVA, Aparecida (org.). Coleção explorando o ensino. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de educação básica, 2010, p. 55-68.
CORSINO, Patrícia. Literatura na Educação Infantil: possibilidades e ampliações. In: PAIVA, Aparecida (org.). Coleção explorando o ensino. Literatura: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação. 2010.
CORSINO, Patrícia. Infância, linguagem e escola: das políticas de livro e leitura ao letramento literário de crianças de escolas fluminenses. Projeto de Pesquisa. Rio de Janeiro, UFRJ, LEDUC. 2009.
CORSINO, Patrícia; TRAVASSOS, S.; VILELA, R. Reflexões sobre políticas de livro e leitura de secretarias municipais de educação do Estado do Rio de Janeiro. In: Revista Estudos da Literatura Brasileira Contemporânea, nº 50 – Lugares do Literário – 2017. Visualizado em: http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/24152 - janeiro/2017.
CUNHA, Maria Zilda. Estética do labirinto na produção para crianças e jovens: de estratégias de leitura aos desafios para medir a astúcia do viajante. Pág. 121-141. In: FILHO J.N. G.; PINA P. K. C.; MICHELLI Regina Silva (orgs.). A Literatura infantil e juvenil hoje: múltiplos olhares, diversas leituras. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2011.
DEBUS, Eliane. As condições de produção da Leitura Literária na Educação Infantil. Dobras de Leitura - Ano III - N.º 9 - abr.mai.jun. 2002 – s/n
GOULART, Cecília. Alfabetização e letramento: os processos e o lugar da literatura. In: PAIVA, et all. (Orgs). Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, Ceale, 2007, p. 57-67.
KRAMER, Sonia. Leitura, experiência e formação. In: Cursos da Casa da Leitura. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2009, p. 32-39.
PERROTTI, Edmir. Confinamento Cultural, Infância, Leitura. São Paulo: Summus, 1990.
PIMENTEL, Claudia. O livro na educação infantil: dialogando com relatórios de estágio. In: Anais do III Congresso GRUPECI. Universidade Federal de Sergipe. Aracaju: 2012.
REYES, Yolanda. A substância oculta dos contos. O ensino de literatura na escola. In: Revista Emília. Fevereiro de 2012. Ver em: http://www.revistaemilia.com.br/mostra.php?id=137. Acesso em dezembro de 2012.
RODARI, Gianni. Gramática da Fantasia. São Paulo: Summus, 1982.
SILVA, Luiz Antonio. Criar práticas leitoras: uma provocação à reflexão teórica e um desafio social. In: Cursos da Casa da Leitura - Biblioteca e mediação da leitura. Rio de Janeiro: Fundação da Biblioteca Nacional, 2008.
SISTO, Celso. A Arte de contar histórias e sua importância no desenvolvimento infantil. In: Site: artistasgaúchos.com.br. Disponível em: www.artistasgaúchos.com.br. Visualizado em: janeiro e 2017.
TRAVASSOS, Sonia. Biblioteca Escolar: muito além de estantes arrumadas. In: Cursos da Casa da Leitura - Biblioteca e mediação da leitura. Rio de Janeiro: Fundação da Biblioteca Nacional. 2010.
VARGAS, Laerte. Contar histórias: será que eu levo jeito? In: Revista Sinpro-Rio; nº 03, junho 2008. Rio de Janeiro: Sinpro-Rio, 2008.
YUNES, Eliana. Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados. Curitiba: Aymará, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.