CONVERSAS AO PÉ DAS ÁRVORES

EXPERIÊNCIAS DIALÓGICAS COM A LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Maria Fernanda Alvito Pereira de Souza Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Denise Barreto de Resende Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p187

Keywords:

literatura; educação; formação

Abstract

Este trabalho busca inserir-se nas discussões atuais sobre literatura e educação, tomando como objeto de estudo a prática docente de uma professora regente do primeiro segmento do ensino fundamental. Duas situações de leitura serão analisadas, com foco nos livros A Árvore Generosa (SILVERSTEIN, 2003) e A Árvore das Lembranças (TECKENTRUP, 2014). O percurso formativo da professora é tematizado, fornecendo o contexto e apontando para a motivação de seu empenho na constituição de um espaço privilegiado para a leitura e a conversa sobre textos literários na rotina das ações docentes e discentes.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação de professores no pacto nacional pela alfabetização na idade certa / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 3ª. Ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995, p.235-263.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

GRIMM, Jacob e Willhem. Cinderela. In: MACHADO, Ana Maria (org). Cinderela e outros contos de Grimm. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996, p. 7-23.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2008.

RESENDE, D.B.; Andrade L. T.; OLIVEIRA M. F. A. P. S. Onde vivem os monstros: leitura literária e seus percursos discentes. In LINO, C. de S. et al. FEARJ: debates sobre politicas, currículo e docência na alfabetização. Rio de Janeiro, 2019.

ROJO, Roxane & MOURA, Eduardo (org). Pedagogia dos Multiletramentos. São Paulo: Parábola, 2012.

ROJO, Roxane & BARBOSA, Jaqueline. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.

SENDAK, Maurice. Onde vivem os monstros. São Paulo: Cosac e Naify, 2009.

SIGNORINI, Inês (org.). Significados da inovação no ensino de língua portuguesa e na formação de professores. São Paulo: Mercado de Letras, 2007.

SILVERSTEIN, Shell. A árvore generosa. São Paulo: Cia das Letrinhas,2017.

TECKENTRUP, Britta. A árvore das lembranças. Tradução Marília Garcia. Rio de Janeiro: Rovelle, 2014.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. São Paulo: Difel, 2009.

ZILBERMAN, R. Que literatura para qual escola, que escola para qual literatura? Revista do Programa de Pós –Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, v. 5, n. 1, p. 9-20, jan./jun. 2009.

Published

2019-11-16

How to Cite

Oliveira, M. F. A. P. de S., & Barreto de Resende, D. (2019). CONVERSAS AO PÉ DAS ÁRVORES: EXPERIÊNCIAS DIALÓGICAS COM A LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. EntreLetras, 10(2), 187–208. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p187