ANÁLISE DO ETHOS DISCURSIVO CEARENSE PROJETADO A PARTIR DA CAMPANHA “O QUE ELAS TÊM A DIZER"

Authors

  • Rakel Beserra de Macêdo Viana Universidade Estadual do Ceará
  • Iara de Sousa Nascimento Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Naara Lima Ripardo Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Ludovica Olímpio Magalhães Instituto Federal do Ceará – IFCE Campus Tauá

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p535

Keywords:

ethos feminino, análise do discurso crítica, mulher

Abstract

Analisamos a imagem discursiva (ethos) sobre o feminino cearense projetada em uma campanha chamada O que elas têm a dizer, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Para tal, utilizamos a noção de ethos da Análise do Discurso Crítica (ADC), postulada por Fairclough (2001), e as noções de feminilidade e feminilitude de Ferreira (2002). Os dados foram analisados localizando o discurso direto e a investigação da construção dos ethes através dos mecanismos de intertextualidade e ocorrências verbais. Verificou-se que, por mais que exista um ethos de fragilidade, percebeu-se um ethos de empoderamento e pertença de coletivo em seus discursos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Iara de Sousa Nascimento, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestranda do Programa de Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará – PosLA/UECE. Especialista em Redação e Oratória pela Faculdade de Educação São Luís. Graduada em Letras-Português pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Crateús. É membra do grupo de pesquisa Pragmática Cultural e Linguagem e Interdisciplinaridade (PRAGMACULT), UECE; Grupo de Pesquisa Análise de Discurso Crítica (GPADC), UECE; Grupo de Estudo Discurso, Identidade e Prática Social (GEDIP), UFC. É bolsista CAPES/CNPq. Tem experiência com ensino de Língua Portuguesa e Redação para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

Naara Lima Ripardo, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestranda em Linguística Aplicada (PosLA) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Graduada em Letras/ Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades.

Ludovica Olímpio Magalhães, Instituto Federal do Ceará – IFCE Campus Tauá

Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com ênfase em Estudos Críticos da Linguagem. Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela UECE. Licenciada em Letras, Português-Inglês e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando com as temáticas de formação de professores, Ensino de Línguas, Análise Crítica do Discurso e Polidez Línguística. Professora do quadro efetivo do IFCE – Campus Tauá.

References

CHARAUDEAU, P. Discurso político. São Paulo: Contexto, 2008.

DISCINI, N. Ethos e estilo. In: MOTTA, A. R.; SALGADO, L. Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2011. p. 34-53.

FAIRCLOUGH, N. Análise textual: a construção das relações sociais do “eu”. In: _________. Discurso e mudança social. Coord. tradução: Izabel Magalhães. Brasília: UnB, 2001. p. 175-210.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

FERREIRA, D. M. M. Discurso feminino e identidade social. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2002.

FERREIRA, D. M. M. Feminilidade e “feminilitude”: identidades femininas. Intercâmbio. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. São Paulo, v. 21, p. 1-16, dez. 2010. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/intercambio/article/view/4447/3025>. Acesso em: 31 mar. 2020.

GALINKIN, A. L.; ISMAEL, E. Gênero. In: TORRES, Ana Raquel Rosas, et al. (orgs). Psicologia Social: Temas e Teorias. Brasília: Technopolitik, 2011. p. 503 - 557.

GARCIA, C. C. Breve história do feminismo. São Paulo: Claridade, 2011.

GONÇALVES, J. B. C. Poder e afeto nas narrativas bíblicas: uma análise da construção do ethos discursivo nas parábolas contadas por Jesus. 2006. 350 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35059. Acesso em: 31 mar. 2020.

IRINEU, L. M. Latinidade e imagens de si na tradição editorialística do Jornal do Brasil e do Clarín nos séculos XX e XXI: vestígios de mudança e traços de permanência. 2014. 336 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza, 2014. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8922. Acesso em: 31 mar. 2020.

MAGALHÃES, I. Análise de Discurso Crítica: um método de pesquisa quantitativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017.

MAINGUENEAU, D. A propósito do ethos. In: MOTTA, A. R.; SALGADO, L. Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2011, p. 11-29.

RESENDE, V. de M.; RAMALHO, V. Análise de Discurso Crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

Published

2020-05-01

How to Cite

Beserra de Macêdo Viana, R., de Sousa Nascimento, I., Lima Ripardo, N., & Olímpio Magalhães, L. (2020). ANÁLISE DO ETHOS DISCURSIVO CEARENSE PROJETADO A PARTIR DA CAMPANHA “O QUE ELAS TÊM A DIZER" . EntreLetras, 11(1), 535–552. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p535