ANÁLISE DO ETHOS DISCURSIVO CEARENSE PROJETADO A PARTIR DA CAMPANHA “O QUE ELAS TÊM A DIZER"
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p535Palavras-chave:
ethos feminino, análise do discurso crítica, mulherResumo
Analisamos a imagem discursiva (ethos) sobre o feminino cearense projetada em uma campanha chamada O que elas têm a dizer, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Para tal, utilizamos a noção de ethos da Análise do Discurso Crítica (ADC), postulada por Fairclough (2001), e as noções de feminilidade e feminilitude de Ferreira (2002). Os dados foram analisados localizando o discurso direto e a investigação da construção dos ethes através dos mecanismos de intertextualidade e ocorrências verbais. Verificou-se que, por mais que exista um ethos de fragilidade, percebeu-se um ethos de empoderamento e pertença de coletivo em seus discursos.
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