OS GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA WEBLITERATURA: O CASO DOS WEBLOGS
Abstract
As tecnologias trouxeram novas configurações para a linguagem como um todo epara a literatura em particular. Tanto a leitura quanto a escrita, hoje, são reconcebidas emfunção do que permite o chamado texto digital. Essa textualidade eletrônica implica odesenvolvimento dos chamados gêneros textuais digitais, os e-gêneros, como os weblogs, pormeio dos quais podemos identificar a formação do que chamamos webliteratura, umamodalidade da escrita que confere ao texto características próprias potencializadas pelainternet e o universo virtual. Neste artigo, buscamos abordar a linguagem dos blogs enquantonovos formatos de circulação e expressão presentes na web no sentido de demonstrar como osgêneros textuais digitais mostram-se interessantes ao processo de ensino/aprendizagemtomando como referência uma categoria de formação que denominamos transletramentohipertextual.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.