OS GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA WEBLITERATURA: O CASO DOS WEBLOGS

Authors

  • Jéssica de Souza Carneiro

Abstract

As tecnologias trouxeram novas configurações para a linguagem como um todo epara a literatura em particular. Tanto a leitura quanto a escrita, hoje, são reconcebidas emfunção do que permite o chamado texto digital. Essa textualidade eletrônica implica odesenvolvimento dos chamados gêneros textuais digitais, os e-gêneros, como os weblogs, pormeio dos quais podemos identificar a formação do que chamamos webliteratura, umamodalidade da escrita que confere ao texto características próprias potencializadas pelainternet e o universo virtual. Neste artigo, buscamos abordar a linguagem dos blogs enquantonovos formatos de circulação e expressão presentes na web no sentido de demonstrar como osgêneros textuais digitais mostram-se interessantes ao processo de ensino/aprendizagemtomando como referência uma categoria de formação que denominamos transletramentohipertextual.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jéssica de Souza Carneiro

Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail:Jessica.souza.jor@gmail.com

How to Cite

de Souza Carneiro, J. (2014). OS GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA WEBLITERATURA: O CASO DOS WEBLOGS. EntreLetras, 3(1). Retrieved from https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/940