OS GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA WEBLITERATURA: O CASO DOS WEBLOGS

Autores

  • Jéssica de Souza Carneiro

Resumo

As tecnologias trouxeram novas configurações para a linguagem como um todo epara a literatura em particular. Tanto a leitura quanto a escrita, hoje, são reconcebidas emfunção do que permite o chamado texto digital. Essa textualidade eletrônica implica odesenvolvimento dos chamados gêneros textuais digitais, os e-gêneros, como os weblogs, pormeio dos quais podemos identificar a formação do que chamamos webliteratura, umamodalidade da escrita que confere ao texto características próprias potencializadas pelainternet e o universo virtual. Neste artigo, buscamos abordar a linguagem dos blogs enquantonovos formatos de circulação e expressão presentes na web no sentido de demonstrar como osgêneros textuais digitais mostram-se interessantes ao processo de ensino/aprendizagemtomando como referência uma categoria de formação que denominamos transletramentohipertextual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica de Souza Carneiro

Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail:Jessica.souza.jor@gmail.com

Downloads

Como Citar

de Souza Carneiro, J. (2014). OS GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA WEBLITERATURA: O CASO DOS WEBLOGS. EntreLetras, 3(1). Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/940