ACADEMIC LITERACY, AND DEVELOPMENT OF WRITING BY INDIGENOUS STUDENTS IN A DEGREE IN RURAL EDUCATION, BRAZIL

Authors

  • Milena dos Santos Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Cícero da Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n2p243

Keywords:

writing; academic literacy; indigenous; Rural Education

Abstract

This paper analyzes difficulties related to writing by indigenous students in the Degree in Rural Education: Codes and Languages – Arts and Music at the Federal University of Tocantins. The study is based on literacy theories, more specifically from the perspective of academic literacy. It is a field research, with a qualitative-interpretative approach. The results of the research pointed out that one of the main difficulties encountered by indigenous students in the academic space is the use of the Portuguese language, suggesting the need to develop actions capable of helping students in the production of written genres, thus contributing to their permanence in the university.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Milena dos Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína. Graduada em Educação do Campo: Habilitação em Artes e Música pela UFT. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (Gepec/CNPq). Tem experiência em Educação indígena, trabalhando principalmente com os indígenas da etnia Apinajé. Ao longo da graduação, trabalhou como monitora do Programa Institucional de Monitoria Indígena (PIMI) auxiliando e acompanhando os acadêmicos indígenas do curso de Educação do Campo nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Cícero da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor e Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em Letras com habilitação em Português-Inglês e respectivas literaturas pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS). Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, atuando no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL), Campus de Araguaína e no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes e Música, campus de Tocantinópolis. Editor assistente da Revista Brasileira de Educação do Campo, Editor administrativo da Revista EntreLetras e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (Gepec/CNPq). Tem experiência na área de Linguística e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, gêneros do discurso, letramento, material didático, práticas pedagógicas em Educação do Campo e Pedagogia da Alternância.

References

ALMEIDA, Rejane Cleide Medeiros de. “Movimentos sociais do campo e práxis política: trajetória de luta por uma educação do campo no Tocantins”. SILVA, Cícero da; MIRANDA, Cássia Ferreira; AIRES, Helena Quirino Porto; OLIVEIRA, Ubiratan Francisco de (Orgs.). Educação do Campo, artes e formação docente. Palmas: EDUFT, 2016. p. 25-52.

ARAÚJO, Camila Maria de; BEZERRA, Benedito Gomes. Letramentos Acadêmicos: leitura e escrita de gêneros acadêmicos no primeiro ano do curso de letras. DIÁLOGOS – Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade, Garanhuns, v. 1, n. 9, p. 5-37, 2013.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006. p. 261-335.

BRASIL, Anderson; SILVA, Cícero da. O povo indígena Apinayé e o acesso à Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins: algumas reflexões. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Tempe, v. 28, n. 159, p. 1-20, 2020. doi: https://doi.org/10.14507/epaa.28.4752

BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm Acesso em: 15 jun. 2020.

BRASIL. Edital de Seleção nº 02/2012 - SESU/SETEC/SECADI/MEC de 31 de agosto de 2012. Brasília. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=13300&Itemid= Acesso em: 15 jun. 2020.

BRITO, Áustria Rodrigues; LIMA, Lindalva da Silva. Letramentos e ensino no contexto da educação básica. Entreletras, Araguaína, v. 9, n. 2, p. 410-429, jul./set. 2018.

EUZÉBIO, Michelle Donizeth; CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth. Usos sociais da escrita: um estudo sobre práticas e eventos de letramento na vivência de professoras alfabetizadoras. Ling. (dis)curso, Tubarão, v. 13, n. 1, p. 13-34, 2013. doi: https://doi.org/10.1590/S1518-76322013000100002

FISCHER, Adriana. Letramento acadêmico: uma perspectiva portuguesa. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 30, n. 2, p. 177-187, 2008.

FONSECA, Regina Célia Veiga da. Metodologia do Trabalho Científico. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e Terra, 2002.

KLEIMAN, Angela B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de Língua Materna. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n 53, p. 1-25, dez, 2007.

KLEIMAN, Angela B. Projetos dentro de projetos: ensino-aprendizagem da escrita na formação de professores de nível universitário e de outros agentes de letramento. Scripta, Belo Horizonte, v. 13, n. 24, 17-30, 2009.

LÊDO, Amanda Cavalcante de Oliveira. Letramentos acadêmicos: práticas e eventos de letramento na educação a distância. 2013. 153f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.

MARINHO, Marildes. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 363-386, 2010. doi: https://doi.org/10.1590/S1984-63982010000200005

MENEGASSI, Renilson José. Professor e escrita: a construção de comandos de produção de textos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 42, p. 55-79, 2003.

MOLINA, Mônica Castagna. Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista, Curitiba, n. 55, p.145-166, jan./mar., 2015. doi: https://doi.org/10.1590/0104-4060.39849

NASCIMENTO, André Marques do. Apontamentos críticos sobre concepções de linguagem na formação superior de docentes indígenas: diálogo intercultural como diálogo interepistêmico. Muitas Vozes, Ponta Grossa, v. 3, n. 1, 103-123, 2014.

NIMUENDAJÚ, Curt. Os Apinayé. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, n. 12, p. 1-150, 1956. Disponível em: https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/865 Acesso em: 10 abr. 2020.

OLIVEIRA, Eliane Feitoza. Letramento acadêmico: Principais abordagens sobre a escrita dos alunos do ensino superior. Anais... II Encontro Memorial do Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Mariana, 2010. Disponível em: www.ichs.ufop.br/memorial/trab2/l113.pdf. Acesso em: 03 abr. 2018.

PAULA, Leon de; BONILLA, Marcus Facchin; SILVA, Cícero da. Campo em vídeo: experiências artístico-educativas na produção de audiovisuais no norte do Tocantins. In: SILVA, Cícero da; MIRANDA, Cássia Ferreira; AIRES, Helena Quirino Porto; OLIVEIRA, Ubiratan Francisco de (Orgs.). Educação do Campo, artes e formação docente. Palmas: EDUFT, 2016. p. 169-194.

PEREIRA, Rodrigo Acosta; RODRIGUES, Rosângela Hammes. Perspectivas atuais sobre gêneros do discurso no campo da linguística. Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura, Ano 05, n. 11, p. 1-18, 2009.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

RUIZ, Eliana Donaio. Como corrigir redações na escola. São Paulo: Contexto, 2010.

SANTOS, Maria de Fátima Ribeiro dos; SANTOS, Ribeiro dos. Metodologia da pesquisa em educação. São Luís: Uemanet, 2010.

SANTOS, Milena dos. Letramento acadêmico: reflexões sobre a produção de gêneros acadêmicos por estudantes indígenas em uma licenciatura em Educação do Campo. 2018. 84f. Monografia (Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes e Música) – Universidade Federal do Tocantins, Tocantinópolis, 2018.

SANCHEZ, Sandra. Instrumentos da Pesquisa em Educação. 2012. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo20121/1SF/Sandra/Instrumentos%20e%20T%C3%A9cniccas%20de%20pesquisa.ppt. Acesso em: 04 mai. 2018.

SILVA, Cícero da. Pedagogia da Alternância: um estudo do gênero Caderno da Realidade com foco na retextualização. 2011. 149f. Dissertação (Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2011.

SILVA, Cícero da. Formação e letramento no contexto de ensino da Pedagogia da Alternância: alguns apontamentos. Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 473-491, 2019. doi: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-21667

SILVA, Cícero da et al. Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Artes e Música: trajetória e desafios na Região do Bico do Papagaio, Brasil. Revista Triângulo, Uberaba, v. 10, n. 1, p. 73-95, 2017. doi: https://doi.org/10.18554/rt.v10i1.2186

SILVA, Edna Cristina Muniz da. Gênero e práticas de letramento no ensino fundamental. 2007. 266f. Tese (Doutorado em Linguística: Linguagem e Sociedade) – Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

SILVA, Elizabeth Maria da; ARAÚJO, Denise Lino de. Letramento: um fenômeno plural. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, n. 12, n. 4, p. 681-698, 2012. doi: https://doi.org/10.1590/S1984-63982012005000007

SILVA, Jane Quintiliano G. Gênero discursivo e tipo textual. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 87-106, 1999.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

LEA, Mary R.; STREET, Brian V. O modelo de ‘letramentos acadêmicos’: teoria e aplicações. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, 2014.

TINOCO, Glícia M. Azevedo de M. Projetos de letramento: ação e formação de professores de língua materna. 2008. 254f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

UFT. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Linguagens e Códigos Artes e Música. Tocantinópolis: s/n, 2016.

Published

2020-10-11

How to Cite

Santos, M. dos, & Silva, C. da. (2020). ACADEMIC LITERACY, AND DEVELOPMENT OF WRITING BY INDIGENOUS STUDENTS IN A DEGREE IN RURAL EDUCATION, BRAZIL. EntreLetras, 11(2), 228–254. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n2p243