A LINGUAGEM DOS PESCADORES DA RAPOSA, MARANHÃO: ASPECTOS LÉXICO-CULTURAIS
Abstract
A comunidade de pescadores da Raposa está localizada a aproximadamente 47 km de São Luís, Maranhão, e consiste principalmente de famílias de pescadores vindos de Acaraú, Ceará, que migraram de sua terra natal na década de 50. Procuramos, neste trabalho, observar em que medida o léxico de uma comunidade que trabalha com pesca retrata a realidade sociocultural deste grupo. Após análise dos dados, constatou-se que existe um vocabulário regional, em que as palavras relacionadas com a pesca têm destaque e são marcas evidentes da estrutura sociocultural da região do Ceará onde está Acaraú. Os resultados obtidos por nossa pesquisa mostrou aspectos históricos, sociais e culturais da região, destacando a importância do vocabulário relacionado à pesca para o município de Raposa.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.