SOBRE A POSIÇÃO DO SUJEITO EM CONTEXTOS DE PERGUNTA-RESPOSTA: uma análise contrastiva entre o português brasileiro e o português europeu

Autores/as

  • Cláudia Roberta Tavares Silva

Resumen

Neste artigo realizo um estudo comparativo entre a gramática do portuguêsbrasileiro (doravante PB) e a do português europeu (doravante PE) no que diz respeito àordem dos constituintes, mais especificamente, do sujeito em relação ao verbo em parespergunta-resposta. Estudos têm assumido que a posição do sujeito em relação ao verbodecorre do fato de a sintaxe estar a serviço de requerimentos de ordem discursiva. Nãoobstante o objetivo central deste estudo é apresentar contra-evidências à proposta de que aordem dos constituintes codifica a estrutura informacional. Ademais, os resultados mostramque o comportamento diferenciado da posição do sujeito atestado entre o PB e o PE ganhasuporte explicativo no tipo de output sintático gerado por cada gramática em particular e nãoem requerimentos de ordem discursiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cláudia Roberta Tavares Silva

Doutora em Lingüística, professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) eprofessora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Cómo citar

Roberta Tavares Silva, C. (2014). SOBRE A POSIÇÃO DO SUJEITO EM CONTEXTOS DE PERGUNTA-RESPOSTA: uma análise contrastiva entre o português brasileiro e o português europeu. EntreLetras, 1(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1072

Número

Sección

Artigos