SOBRE A POSIÇÃO DO SUJEITO EM CONTEXTOS DE PERGUNTA-RESPOSTA: uma análise contrastiva entre o português brasileiro e o português europeu

Autores

  • Cláudia Roberta Tavares Silva

Resumo

Neste artigo realizo um estudo comparativo entre a gramática do portuguêsbrasileiro (doravante PB) e a do português europeu (doravante PE) no que diz respeito àordem dos constituintes, mais especificamente, do sujeito em relação ao verbo em parespergunta-resposta. Estudos têm assumido que a posição do sujeito em relação ao verbodecorre do fato de a sintaxe estar a serviço de requerimentos de ordem discursiva. Nãoobstante o objetivo central deste estudo é apresentar contra-evidências à proposta de que aordem dos constituintes codifica a estrutura informacional. Ademais, os resultados mostramque o comportamento diferenciado da posição do sujeito atestado entre o PB e o PE ganhasuporte explicativo no tipo de output sintático gerado por cada gramática em particular e nãoem requerimentos de ordem discursiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Roberta Tavares Silva

Doutora em Lingüística, professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) eprofessora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Downloads

Como Citar

Roberta Tavares Silva, C. (2014). SOBRE A POSIÇÃO DO SUJEITO EM CONTEXTOS DE PERGUNTA-RESPOSTA: uma análise contrastiva entre o português brasileiro e o português europeu. EntreLetras, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1072

Edição

Seção

Artigos