ESCREVER É UM ATO SOLITÁRIO?

A ESCRITA COMPARTILHADA COMO PRÁTICA SOCIAL E SOCIALIZANTE NO WATTPAD

Autores/as

  • Sarah Vervloet Soares USP (FEUSP)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p335-347

Palabras clave:

Escrita literária. Escrita compartilhada. Wattpad.

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar características das práticas de autopublicação no Wattpad: a plataforma de compartilhamento de textos e rede social de leituras e escritas. Foi realizado um questionário, do qual será feito aqui apenas um recorte, para compreender melhor o perfil desses usuários, suas motivações para a utilização do Wattpad e a relação estabelecida com essa prática compartilhada da escrita literária. A partir das respostas à questão “Por que você escreve nas redes?”, foram criadas cinco categorias de motivação, as quais demonstram o interesse pela praticidade, coletividade, identidade e interatividade presentes na plataforma. Compreende-se que, com as mudanças ao longo do tempo no que diz respeito à cultura escrita, ao mundo eletrônico (CHARTIER, 1998; 2002; 2010) e à democratização do computador (MURRAY, 2003), práticas sociais como a escrita também foram modificadas, no contato com o outro (GERALDI, 1997), elemento imprescindível para a criação dos conteúdos disponíveis, principalmente para a escrita, porque insere um sujeito que produz junto, exerce uma atividade sociointerativa e dialógica. Essa forma de produzir coletiva e digitalmente abre possibilidades diversas no ambiente virtual, que não deve estar mais dissociado do cenário escolar e requer estratégias pedagógicas para compreender a multiplicidade de gêneros produzidos na plataforma, suas relações e sua dinamicidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARRUDA, Anderson M. A.; SILVA, Caroline de Oliveira; ANDRADE, Robéria L. de Vasconcelos. APLICATIVO DE AUTOPUBLICAÇÃO: O Wattpad. Ci. Inf. Rev., Maceió, v. 1, n. 3, p. 3-10, set./dez. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília: MEC; SEB, 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc-etapa-ensino-medio>. Acesso em: 20 nov. 2019.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun/ Roger Chartier; tradução Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes — [São Paulo] : Imprensa Oficial do Estado de São Paulo : Editora UNESP, 1998.

________. Os desafios da escrita. Trad. Fúlvia M. L. Moretto. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

________. Escutar os mortos com os olhos. Estudos Avançados 24 (69), 2010.

CHIEREGATTI, Amanda. Mídium e gestão dos espaços canônico e associado nas plataformas colaborativas Wattpad e Widbook. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, 2018.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo, Editora 34, 1999.

MURRAY, Janet H. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. Trad. Elissa Khoury Daher, Marcelo Fernandez Cuzziol. São Paulo: Itaú Cultural: Editora Unesp, 2003.

SANTOS, Luiza Carolina do. Quando a leitura encontra a escrita: uma análise das relações estabelecidas na comunidade de ficção científica da plataforma Wattpad. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação Social, PUCRS, Porto Alegra, 2015.

WATTPAD. Disponível em: . Acesso em: 05 mai. 2019.

Publicado

2021-03-06

Cómo citar

Vervloet Soares, S. (2021). ESCREVER É UM ATO SOLITÁRIO? : A ESCRITA COMPARTILHADA COMO PRÁTICA SOCIAL E SOCIALIZANTE NO WATTPAD. EntreLetras, 11(3), 335–347. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p335-347