DO POLÍTICO AO POÉTICO

"FASCISMO" em UM COPO DE CÓLERA, DE RADUAN NASSAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n2p77-91

Palabras clave:

Fascismo; política; fluxo de consciência.

Resumen

Este artigo discute o uso de “Fascismo” na novela Um copo de cólera, de Raduan Nassar. Aborda-se a elasticidade dada ao termo, via George Orwell (2017), bem como os vínculos que tal conceito tem com, por exemplo, o Liberalismo e o Marxismo, à luz de Atílio Boron (2003). Feito isso, o artigo se debruça sobre o emprego do termo na novela, a saber: como ele se distancia da elaboração sofisticada que pulula as associações insólitas da escrita nassariana. Esta teria aquilo que Barthes (2004) chamaria de virtualidade da linguagem, e o que Antonio Candido (2006) coloca como “operação semântica particular”.

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Biografía del autor/a

Paulo Roberto Barreto Caetano, Unimontes

Professor na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Autor de Ensaios Avulsos (2019) e Ensaios, Orelhas e Prefácios (2021).

Luiz Henrique Carvalho Penido, UNIMONTES

Professor na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Citas

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Publicado

2022-11-17

Cómo citar

Caetano, P. R. B., & Penido, L. H. C. (2022). DO POLÍTICO AO POÉTICO: "FASCISMO" em UM COPO DE CÓLERA, DE RADUAN NASSAR . EntreLetras, 13(2), 77–91. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n2p77-91