PRÁTICAS DE ORALIDADE NO ENSINO
DO TEXTO AO CONTEXTO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p132-147Palabras clave:
oralidade, texto oral de opinião, contextos discursivos, fatores de adequação textualResumen
A escola segue uma longa tradição que atribui ao texto uma importância nuclear, um conceito que está presente também no tratamento didático da oralidade. Neste artigo pretende-se, no quadro da teoria de géneros do interacionismo sociodiscursivo, demonstrar que a consideração dos elementos do contexto comunicacional como dimensões ensináveis pode revelar-se de extrema importância para o aperfeiçoamento dos textos orais. Para o demonstrar, procederemos ao cotejo de textos de dois corpora, um produzido no âmbito das coordenadas da sala de aula, e outro recolhido no contexto de um concurso de oratória interescolas. A análise dos blocos textuais relativos à apresentação da posição pessoal e dos argumentos que a sustentam indica que a diversificação de objetivos comunicativos, dos papeis discursivos e dos eixos espaciotemporais poderá constituir um elemento relevante a considerar na didática da expressão oral.
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