ENTREVISTA EM MANUAIS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

UM GÊNERO TEXTUAL PARA ENSINAR A ORALIDADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p291-313

Palabras clave:

gênero textual entrevista, ensino de oralidade em EJAI, manuais didáticos

Resumen

Este artigo tomou como objetivo geral investigar a didatização da entrevista na coleção de livro didático “EJA Moderna”, destinada à Educação de pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJAI); e de modo específico, compreender quais estratégias são propostas para a vivência do gênero textual no contexto escolar. Para alcançar esses objetivos, ancoramos nosso trabalho em pressupostos de estudos da oralidade, com foco nas proposições de livros didáticos destinados à EJAI. Do ponto de vista metodológico, recorremos à Análise Documental e à Análise de Conteúdo e tratamos os dados sob uma lente qualitativa. De acordo com os resultados, observamos que o livro investigado propicia reflexões sobre o gênero entrevista em vários aspectos. Constatamos que o livro mobiliza a ação pedagógica de levantar conhecimentos prévios sobre o gênero em questão, o que contribui para a possibilidade de um planejamento de ensino da oralidade a partir dos conhecimentos dos(das) educandos(as).  Outro achado interessante é o fato de o livro tratar sobre a estrutura composicional e a função social da entrevista, atentando para os papéis sociais dos interlocutores e para a alternância dos pares perguntas e respostas.  As conclusões do estudo apontam para a importância de a obra contribuir para o ensino da produção da entrevista.

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Biografía del autor/a

Fabrini Katrine da Silva Bilro, Rede Estadual de Educação de Pernambuco

Doutora em Educação, professora de Língua Portuguesa da rede Estadual de Pernambuco; e-mail: fabrinibilro@hotmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9598-3908

Maria Lúcia Ferreira de Figueirêdo Barbosa, UFPE

Doutora em Letras e Linguística, Docente Associada IV da Universidade Federal de Pernambuco; e-mail: maria.ffbarbosa@ufpe.br; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1331-5039

Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel, UPE

Doutora em Educação. Docente do PPGE UPE. E-mail: debora.amorim@upe.br, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6408-1626

Haila Ivanilda Silva, Rede Municipal de Educação de Pernambuco

Mestre em Educação, professora dos anos iniciais da rede Municipal de Pernambuco; e-mail hailasilva@live.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6677-7029

Letícia Jovelina Storto, UENP

Doutora em Estudos da Linguagem, professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); e-mail: leticiajstorto@gmail.com; ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7175-338X 

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Publicado

2023-05-18

Cómo citar

Bilro, F. K. da S. ., Barbosa, M. L. F. de F., Costa-Maciel, D. A. G. da, Silva, H. I., & Storto, L. J. (2023). ENTREVISTA EM MANUAIS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: UM GÊNERO TEXTUAL PARA ENSINAR A ORALIDADE . EntreLetras, 14(1), 324–330. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p291-313

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