ENTREVISTA EM MANUAIS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS
UM GÊNERO TEXTUAL PARA ENSINAR A ORALIDADE
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p291-313Mots-clés :
gênero textual entrevista, ensino de oralidade em EJAI, manuais didáticosRésumé
Este artigo tomou como objetivo geral investigar a didatização da entrevista na coleção de livro didático “EJA Moderna”, destinada à Educação de pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJAI); e de modo específico, compreender quais estratégias são propostas para a vivência do gênero textual no contexto escolar. Para alcançar esses objetivos, ancoramos nosso trabalho em pressupostos de estudos da oralidade, com foco nas proposições de livros didáticos destinados à EJAI. Do ponto de vista metodológico, recorremos à Análise Documental e à Análise de Conteúdo e tratamos os dados sob uma lente qualitativa. De acordo com os resultados, observamos que o livro investigado propicia reflexões sobre o gênero entrevista em vários aspectos. Constatamos que o livro mobiliza a ação pedagógica de levantar conhecimentos prévios sobre o gênero em questão, o que contribui para a possibilidade de um planejamento de ensino da oralidade a partir dos conhecimentos dos(das) educandos(as). Outro achado interessante é o fato de o livro tratar sobre a estrutura composicional e a função social da entrevista, atentando para os papéis sociais dos interlocutores e para a alternância dos pares perguntas e respostas. As conclusões do estudo apontam para a importância de a obra contribuir para o ensino da produção da entrevista.
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