FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO DISPOSITIVO CONTRACOLONIAL

A CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA ANALÍTICA DO SABER/PODER INSTITUCIONAL A PARTIR DA RESISTÊNCIA DISCENTE INDÍGENA NA UFOPA

Autores/as

  • Marília Fernanda Pereira Leite Universidade Federal do Oeste do Pará

Palabras clave:

Dispositivo contracolonial, Ensino Superior Indígena, Escrevivência docente

Resumen

Neste artigo busco descrever a existência do Dispositivo Contracolonial que opera na Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa. Parto do pressuposto de que a contracolonialidade (SANTOS, 2015) é um dispositivo com função produtora de um campo de poder epistemológico que produz saberes, poderes e modos de subjetivação. A abordagem do poder proposta por Foucault (2019) nos permite observar e analisar como o poder dos povos indígenas está, se realiza e se manifesta via os avanços institucionais observados de 2017 a 2023 na referida instituição.

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Publicado

2024-06-27

Cómo citar

Leite, M. F. P. (2024). FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO DISPOSITIVO CONTRACOLONIAL: A CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA ANALÍTICA DO SABER/PODER INSTITUCIONAL A PARTIR DA RESISTÊNCIA DISCENTE INDÍGENA NA UFOPA. EntreLetras, 15(1), 206–223. Recuperado a partir de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/18121

Número

Sección

DOSSIÊ: DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA AMAZÔNIA: DESAFIOS E CONEXÕES, LINGUAGEM, DISCURSO E ENSINO/FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS AMAZÔNIAS - v. 15, n. 1, 2024