FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO DISPOSITIVO CONTRACOLONIAL
A CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA ANALÍTICA DO SABER/PODER INSTITUCIONAL A PARTIR DA RESISTÊNCIA DISCENTE INDÍGENA NA UFOPA
Palavras-chave:
Dispositivo contracolonial, Ensino Superior Indígena, Escrevivência docenteResumo
Neste artigo busco descrever a existência do Dispositivo Contracolonial que opera na Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa. Parto do pressuposto de que a contracolonialidade (SANTOS, 2015) é um dispositivo com função produtora de um campo de poder epistemológico que produz saberes, poderes e modos de subjetivação. A abordagem do poder proposta por Foucault (2019) nos permite observar e analisar como o poder dos povos indígenas está, se realiza e se manifesta via os avanços institucionais observados de 2017 a 2023 na referida instituição.
Downloads
Referências
ALENCAR, Aliane Correa; LEITE, Marília Fernanda Pereira; SANTOS, Vanda Melo dos. Pelegrafia e escrevivência: campos de atuação e constituição do corpo da mulher negra. In: SOUSA, Girlian Silva; BRAGA, Lílian Regina Furtado; CARIPUNA, Lina Alessandra; ANDRADE, Danielle de Jesus; SILVA, Andressa Sousa da; SILVA, Luane Fróis da; COSTA, Ingrid Sabrina Batista; SOUSA, Kerlanny do Amaral; BARBOSA, Eloisa Brito; COSTA, Isabelle de Oliveira (Org.). Vozes afroamazônidas: entre rios, terras e afetos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, p. 140-159.
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.
ANZALDÚA, Gloria. Borderlands/La Frontera: The New Mestiza. San Francisco: Aunt Lute Books, 1987.
CARNEIRO, Sueli Aparecida. A Construção do Outro como Não-Ser como fundamento do Ser. 2005. 339f. Tese (Doutorado em Filosofia da Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
EVARISTO, Conceição. A escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (Org.). Escrevivência: A Escrita de Nós. Reflexões Sobre a Obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020, p. 26- 47.
FELISBERTO, Fernanda. Escrevivência como rota de escrita acadêmica. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (Org.). Escrevivência: A Escrita de Nós. Reflexões Sobre a Obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020, p. 164-181.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
FOUCAULT. Michel. Poder e saber. In: MOTTA, Manoel Barros da. (Org.). Estratégia, Poder-Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
FOUCAULT. Michel. A Microfísica do Poder. São Paulo: Graal, 2019.
MIGNOLO, Walter. Histórias Locais / Projetos Globais: Colonialidade, Saberes Subalternos e Pensamento Liminar. Belo Horizonte: UFMG, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.
GREGOLIN, Maria do Rosário. Foucault e Pêcheux na análise do discurso: diálogos & duelos. São Carlos: Claraluz, 2006.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
KAMBEBA, Márcia Wayna. Saberes da floresta. São Paulo: Jandaíra, 2020.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami. Tradução Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
LEITE, Marília Fernanda Pereira. NEVES, Ivânia dos Santos. As fissuras provocadas no governo da língua através do processo de democratização do acesso ao ensino superior. In: Anais do XII Congresso de Pesquisadores/as Negros/as. Recife: UFPE, 2022, p. 393-400.
NEVES, Ivânia. A invenção do índio e as narrativas orais tupi. 2009. 209f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
NEVES, Ivânia; GREGOLIN, Maria do Rosário. A Arqueogenealogia Foucaultiana como lente para a análise do Governo da Língua Portuguesa no Brasil: continuidades e disrupções. Revista Moara, Belém, v. 2, n. 57, p. 8-32, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v2i57.9898. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/9898. Acesso em: 24 jun. 2024.
NEVES, Ivânia. Mairi, terra de Maíra: a ancestralidade indígena eclipsada em Belém. Policromias, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 178-205, 2022.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 01, p. 15-40, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000100002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/TXxbbM6FwLJyh9G9tqvQp4v/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 24 jun. 2024.
PEREIRA, Terezinha do Socorro Lira; BRASILEIRO, Tânia Sueli Azevedo. As epistemologias indígenas no ensino superior à luz da realidade da UFOPA. Revista Ensino de Ciências e Humanidades – Cidadania, Diversidade e Bem Estar, Manaus, v. VII, n. 2, p. 172-191, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/11383. Acesso em: 24 jun. 2024.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa Santos, MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 84-130.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, Quilombos, Modos e Significações. Brasília: AYÔ, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EntreLetras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.