CONCEITOS ESPONTÂNEOS E CIENTÍFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL POR MEIO DO PIBID, SUBPROJETO DE LÍNGUA INGLESA

Autores/as

  • OLANDINA DELLA JUSTINA Universidade do Estado de Mato Grosso

Palabras clave:

Linguística Aplicada, Língua Inglesa, Formação Inicial, PIBID, Teoria Sociocultural

Resumen

 Este estudo discute indícios de conceitos espontâneos e científicos apresentados na teoria sociocultural vigotskiana mediante dados gerados durante o desenvolvimento de ações do PIBID, subprojeto de língua inglesa. Foram ouvidas alunas-professoras e professora supervisora de área sobre como construíram suas experiências de aprendizagem/desenvolvimento e como esses conceitos se fizeram presentes. O percurso da pesquisa ancorou-se nos moldes da pesquisa qualitativa de base etnográfica realizada por meio de entrevistas qualitativas analisadas pelo viés interpretativista. Dados indicaram que a participação no programa promove o desenvolvimento de conceitos científicos, mas também os espontâneos. Ambos são importantes para o aluno-professor na formação inicial.

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Biografía del autor/a

OLANDINA DELLA JUSTINA, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Estudos Linguísticos (UNESP/IBILCE), Mestre em Estudos de Linguagem (UFMT), Especialista em Língua Inglesa (PUC-MG) e Graduada em Letras (FAFIPA/UNESPAR). Professora na graduação do curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UNEMAT/Câmpus Universitário de Sinop. E-mail: olandina.dellajustina@unemat.br e olandina2016@gmail.com

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Publicado

2024-06-27

Cómo citar

DELLA JUSTINA, O. (2024). CONCEITOS ESPONTÂNEOS E CIENTÍFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL POR MEIO DO PIBID, SUBPROJETO DE LÍNGUA INGLESA . EntreLetras, 15(1), 80–105. Recuperado a partir de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/18138

Número

Sección

DOSSIÊ: DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA AMAZÔNIA: DESAFIOS E CONEXÕES, LINGUAGEM, DISCURSO E ENSINO/FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS AMAZÔNIAS - v. 15, n. 1, 2024