REDES SOCIAIS, ALGORITMOS E RESPONSABILIDADE SOCIAL

QUESTÕES DE ENUNCIAÇÃO NA ERA DIGITAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19229

Palabras clave:

algoritmo; redes sociais; enunciação; protoenunciador; análise semiótica.

Resumen

O artigo analisa transformações enunciativas dos discursos produzidos na era digital, por meio de abordagem semiótica dos algoritmos e da enunciação nas redes sociais. Investiga o papel dos algoritmos nesse cenário, considerando-os conjuntos de enunciados que regulam o funcionamento das redes e promovem interações entre usuários e estímulos à produção dos discursos online. Discute desdobramentos dos papéis de enunciador e enunciatário, com a proposição do conceito de protoenunciador para definir a rede social como ente discursivo englobante primeiro que delega vozes a seus usuários-enunciadores e delimita seus enunciados mediante escolhas, coerções e padrões que marcam suas dinâmicas de funcionamento.

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Biografía del autor/a

Lucia Teixeira, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Linguística e Semiótica, professora do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminese, Pesquisadora Visitante do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pesquisadora do CNPq.

Mariana Coutinho, Universidade Federal Fluminense

Jornalista, mestre e doutora em Estudos de Linguagem. Pós-doutoranda na UFF, com bolsa do CNPq.

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Publicado

2024-12-10

Cómo citar

Teixeira, L., & Coutinho, M. (2024). REDES SOCIAIS, ALGORITMOS E RESPONSABILIDADE SOCIAL: QUESTÕES DE ENUNCIAÇÃO NA ERA DIGITAL. EntreLetras, 15(Especial), 34–49. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19229

Número

Sección

DOSSIÊ: SEMIÓTICA DISCURSIVA: UNIDADE E DIVERSIDADE - Número Especial, 2024