MEMÓRIA E FALTA EM TORNO DA FIGURA DA “MÃE” EM “OLHOS D’ÁGUA”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO E A AUTOBIOGRAFIA DA MINHA MÃE, DE JAMAICA KINCAID
AMEFRICANIDADE, CORPO E HISTÓRIA POTENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19333Palabras clave:
Mãe, Memória, Decolonial, Corpo, AmefricanidadeResumen
O que é a figura materna em “Olhos d’água” e A Autobiografia da minha mãe? Ela é a perseguição da identidade. A memória e a perda. Mas é também lugar de um presente do passado. São obras da perda diaspórica carregadas de “teor testemunhal”, que têm como pano de fundo as máquinas coloniais e pós-coloniais. Elementos atuando hoje. Essas permanências são chamadas por Azoulay (2024) de retenções imperiais. Baseado nessas notações, este artigo buscará propor uma leitura comparada entre Conceição Evaristo e Jamaica Kincaid a partir de um espaço comum, uma zona de trauma e potencialidade, a Amefricanidade (Gonzalez, 2020).
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