MEMÓRIA E FALTA EM TORNO DA FIGURA DA “MÃE” EM “OLHOS D’ÁGUA”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO E A AUTOBIOGRAFIA DA MINHA MÃE, DE JAMAICA KINCAID
AMEFRICANIDADE, CORPO E HISTÓRIA POTENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19333Palavras-chave:
Mãe, Memória, Decolonial, Corpo, AmefricanidadeResumo
O que é a figura materna em “Olhos d’água” e A Autobiografia da minha mãe? Ela é a perseguição da identidade. A memória e a perda. Mas é também lugar de um presente do passado. São obras da perda diaspórica carregadas de “teor testemunhal”, que têm como pano de fundo as máquinas coloniais e pós-coloniais. Elementos atuando hoje. Essas permanências são chamadas por Azoulay (2024) de retenções imperiais. Baseado nessas notações, este artigo buscará propor uma leitura comparada entre Conceição Evaristo e Jamaica Kincaid a partir de um espaço comum, uma zona de trauma e potencialidade, a Amefricanidade (Gonzalez, 2020).
Downloads
Referências
ANUNCIAÇÃO, Aldri. Namíbia não. 2 ed. Salvador: EDUFBA, 2015.
AZOULAY, Ariella Aïsha. História potencial: desaprender o imperialismo. Trad. Célia Euvaldo. São Paulo: Ubu Editora, 2024.
EVARISTO, Conceição. A Escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, Constância Lima (Org.). Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. p. 27-46.
EVARISTO, Conceição. Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. In: DUARTE, Constância Lima (Org.). Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. p. 49-54.
EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Organização: Flávia Rios e Márcia Lima. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
HARTMAN, Saidiya. Perder a mãe: uma jornada pela rota atlântica da escravidão. Trad. José Luiz Pereira da Costa. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Trad. Sebastião Nascimento. 2 ed. São Paulo: n-1 edições, 2022.
NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro. São Paulo: Perspectivas, 2016.
KINCAID, Jamaica. A Autobiografia da Minha mãe. Trad. Débora Landsberg. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2020.
SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SANTIAGO, Silviano. 35 ensaios de Silviano Santiago. Seleção e introdução Italo Moriconi. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. A virada testemunhal e decolonial do saber histórico. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EntreLetras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.