LÍNGUA E CULTURA NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE CASO COM DUAS PROFESSORAS DO ENSINO PÚBLICO DO OESTE PARANAENSE
Palabras clave:
ensino de língua espanhola, abordagem sociocultural, educação básica do ensino públicoResumen
Resumo: Com base na premissa de que o ensino/ aprendizagem de língua estrangeira deve compreender língua e cultura como componentes indissociáveis, esta pesquisa apresenta um estudo de caso que visa refletir sobre este ideal de ensino que é mencionado em documentos oficiais da educação brasileira e nas falas de duas professoras de espanhol como língua estrangeira sobre sua prática docente. Para tanto, este artigo está organizado em duas seções: na primeira, faz-se uma descrição dos objetivos propostos nos documentos teóricos: Diretrizes Curriculares do Paraná (DCE), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Base Nacional Comum (BNCC); e na segunda, analisam-se os dados gerados através de entrevistas semiestruturadas com duas professoras de língua espanhola do ensino público do oeste paranaense. O resultado da análise apresenta paradoxos que se revelam na fala das professoras: ao mesmo tempo em que apontam motivos para se adotar a abordagem sociocultural, fornecem indícios de que a abordagem não se evidencia na prática.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.