ARTICULANDO LETRAMENTOS SOCIAIS E ESCOLARES NO ENSINO DE INGLÊS DA EJA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p514Resumen
Neste artigo, relatamos os resultados de pesquisa de Mestrado (XXXX, 2015) que investigou as relações entre letramentos sociais e escolares nas aulas de língua inglesa na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em duas comunidades escolares localizadas na cidade de São Paulo. Os dados foram gerados por meio da observação de aulas de Inglês de duas professoras, além de entrevistas formais e informais, bem como questionários. As análises se basearam nos estudos de letramentos (STREET, 2014), novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2006, 2011), multiletramentos (KALANTZIS; COPE, 2003, 2012), e letramento crítico (LUKE; FREEBODY, 1997; MONTE MÓR, 2013; MENEZES DE SOUZA, 2011) por considerarem os efeitos educacionais das mudanças sociais, culturais, econômicas e políticas advindas da globalização e das culturas midiática e digital. As análises apontaram para distanciamentos e aproximações entre ambos os tipos de letramento, evidenciando conflituosas relações entre as concepções e as práticas pedagógicas observadas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.