PRODUÇÃO DE TEXTOS: ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO POR (RE)CATEGORIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p266Resumen
Este artigo apresenta resultados de uma Proposta de Intervenção no ensino aprendizagem da produção textual, em que almejamos ensinar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, a usar estratégias referenciais de (re)categorização por nominalizações na produção de crônicas narrativas. A pesquisa constituiu-se da análise de dois corpus, incluindo produções de textos dos alunos antes da intervenção e a reescrita dos textos ao final. Baseamo-nos nos pressupostos da pesquisa-ação, com fundamentação teórica na perspectiva da Linguística Textual. Os resultados demonstram que os processos de recategorização são essenciais para a produção de sentido e para a progressão textual.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.