ENSINO DE CONCORDÂNCIA VERBAL DE TERCEIRA PESSOA DO PLURAL POR MEIO DE SUPORTES DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Gilson Costa Freire UFRRJ
  • Xella Ohana da Cunha do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p204

Resumen

Este artigo descreve uma mediação pedagógica aplicada numa turma de 7º ano do Ensino Fundamental para o trabalho com a concordância verbal de 3ª pessoa do plural, por meio de atividades de produção de textos de diferentes gêneros, distribuídos num contínuo oralidade-letramento (BORTONI-RICARDO, 2004), em suportes digitais. O objetivo foi propiciar o multiletramento dos alunos seja no uso de novas tecnologias aplicadas ao ensino, seja na ampliação de seu repertório linguístico quanto à concordância verbal segundo as normas urbanas de prestígio. Os resultados mostraram um crescimento na aplicação da regra em direção à semicategorização (LABOV, 2003) no decorrer das atividades.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gilson Costa Freire, UFRRJ

Doutor em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto no Departamento de Letras e Comunicação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Desenvolve pesquisas sobre variação e mudança sintática relacionadas ao sistema pronominal brasileiro frente ao português europeu. Atua no ProfLetras da UFRRJ, orientando pesquisas sob a perspectiva das contribuições dos estudos variacionistas.

Publicado

2018-10-28

Cómo citar

Freire, G. C., & do Nascimento, X. O. da C. (2018). ENSINO DE CONCORDÂNCIA VERBAL DE TERCEIRA PESSOA DO PLURAL POR MEIO DE SUPORTES DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. EntreLetras, 9(2), 204–225. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p204