LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
COMO A PSICANÁLISE PODE AJUDAR?
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p417Palabras clave:
letramento, psicanálise, educação infantilResumen
O presente artigo propõe uma reflexão sobre o processo de letramento na educação infantil, indagando sobre como a Psicanálise pode contribuir para que o aluno, na leitura e na escrita, possa realmente aprender fazer. Para tanto, são mobilizadas as teorias do campo do letramento e da psicanálise freudolacaniana. Algumas conclusões a que chegamos foi que o educador precisa implicar o aluno em seu aprendizado, ou seja, leva-lo a ler e a escrever, efetivamente, fazendo frente a um comportamento pautado pela lei do menor esforço. Por outro lado, a aluno precisa aceitar o convite e colocar de si em seu aprendizado, sem a esperança de que poderá aprender a ler e a escrever apenas a partir das explicações do professor. Deverá entender que aprenderá fazer, fazendo e, a partir daí, se lançar na aventura do letramento.
Descargas
Citas
CAGLIARI, Luiz Calos. Alfabetizando Sem o BÁ-BÉ-BI-BÓ-BU. São Paulo: Scipione, 1998.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
FORBES, Jorge. Inconsciente e responsabilidade. São Paulo: Manole, 2012.
FREUD, Sigmund. Análise terminável e interminável. In: FREUD, S. Edição Standard
Brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. 23. Rio de Janeiro: Imago, 2019, p. 239-287.
FREUD, Sigmund. Fragmento da Análise de um caso de Histeria. Caso Dora. In: FREUD, Sigmund. Edição Standart Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. VII. Rio de Janeiro: Imago, 2019, p. 15-108.
LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
RIOLFI, C. R. A língua espraiada. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2007.
SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003. p. 89-115
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.