“A MENININHA” NA SALA DE AULA REFLEXÕES E PROPOSTA DE ABORDAGEM DE UM POEMA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p70Palabras clave:
poesia infantil, experiência poesia lúdica, Sérgio CapparelliResumen
Neste artigo apresentaremos uma proposta de abordagem metodológica direcionada ao ensino de literatura infantil, com o objetivo de propiciar o contato dos alunos com a poesia de Sérgio Capparelli por meio da musicalidade encontrada no poema A menininha. Tendo em vista que promover o contato da poesia com os alunos, ainda nos primeiros anos escolares, facilita a vivência do lúdico no decorrer dos anos e contribui para a superação da leitura da poesia como adjuvante ao ensino da gramática.
Descargas
Citas
ALVES, José Hélder Pinheiro. Abordagem do poema: Roteiro de um desencontro. In: DIONISIO, A. P.; BEZERRA, M. A. (org.) O livro didático de português: múltiplos olhares. 2 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.
ALVES, Aline Muniz. O Poema Infantil em livros didáticos do Ensino Fundamental nas últimas três décadas. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino). Pós Graduação em Linguagem em Ensino. Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, p. 115, 2012. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B9_6p7k-tgLQU0NtR2QyMjlSMGc/view> Acesso em: 20 de Nov. de 2018.
BORDINI, Maria da Glória. Poesia Infantil. São Paulo: Ática, 1986. (Série: Princípios).
BORDINI, Maria da Glória. Poesia infantil e transitoriedade do leitor criança. Atlântica nº18 - UFRGS, 2009.
BORDINI, Maria da Glória. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et al. (org.) Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989. p. 53-68.
BORDINI, Maria da Glória. Por um conceito de poesia infantil. Letras de Hoje. Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Nº 43. Março de 1981. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/idade/educacao/311001/p_130.html> Acesso em: 22 de Set. de 2018.
BORDINI, Maria glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor – alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
BUENO, Marília de Almeida e. Ler é dançar: um olhar sobre a recepção de leitura de poesia com crianças no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2015. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B9_6p7ktgLQcjVxcG0wUEhfV2E0YS15V3d2ejJNZm9NOE1B/view> Acesso em 20 de Fev. de 2018.
CADEMARTORI, Lígia. Jogo e Iniciação Literária. In: ZILBERMAN, R.; MAGALHÃES, L. C (Orgs.). Literatura Infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática, 1984.
CAPPARELLI, Sérgio. Um elefante no nariz. 7 ed. Porto Alegre: L&PM, 2011.
CAPPARELLI, Sérgio. 111 poemas para crianças. 25 ed. Porto Alegre: L&PM, 2003.
ESPEIORIN, Vania Marta; RAMOS, Flávia Brocchetto. O texto poético em diálogo com o universo infantil. In: DEBUS, Eliane; BAZZO, Jilvania Lima dos Santos; BORTOLOTTO, Nelita; organizadoras. Poesia (cabe) na escola: por uma educação poética. Campina Grande – PB: EDUFCG, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
HELD, Jackeline. O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica. Trad. de Carlos Rizzi. São Paulo: Summus Editorial, 1980.
LAJOLO, Marisa. Ana Maria Machado. Sel. de textos, notas, estudos biográficos, histórico e crítico, exercícios por M. Lajolo. São Paulo: Abril Educação, 1983. (Literatura Comentada).
MACHADO, Maria Zélia Versiani. Proposta Pedagógica: Poesia e Escola. Salto para o futuro: Ministério da Educação. Boletim 20, 2007.
MEDEIROS, Hadoock Ezequiel Araújo de. De calça curta e chinela: a poesia de Antonio Francisco na sala de aula. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, 2014. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B9_6p7ktgLQdW55NDZEM3p4VEt2cHdMeEQtb3h2eDZCUEpz/view> Acesso em 20 de Fev. de 2018.
PINHEIRO, José Hélder. Poemas para crianças: reflexões, experiências, sugestões. São Paulo: Duas Cidades, 2000.
PINHEIRO, José Hélder. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.
SANTOS, Maria Jahynne Dantas dos. A cor do êxtase: uma experiência de leitura com poemas de Manoel de Barros. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, 2014. Disponível em: < https://drive.google.com/file/d/0B9_6p7k-tgLQOWpjOEhGZ2tDeWc/view> Acesso em 20 de Fev. de 2018.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.