“A MENININHA” NA SALA DE AULA REFLEXÕES E PROPOSTA DE ABORDAGEM DE UM POEMA

Auteurs-es

  • Juliane Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • José Hélder Pinheiro Alves Universidade Federal de Campina Grande

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p70

Mots-clés :

poesia infantil, experiência poesia lúdica, Sérgio Capparelli

Résumé

Neste artigo apresentaremos uma proposta de abordagem metodológica direcionada ao ensino de literatura infantil, com o objetivo de propiciar o contato dos alunos com a poesia de Sérgio Capparelli por meio da musicalidade encontrada no poema A menininha. Tendo em vista que promover o contato da poesia com os alunos, ainda nos primeiros anos escolares, facilita a vivência do lúdico no decorrer dos anos e contribui para a superação da leitura da poesia como adjuvante ao ensino da gramática.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

José Hélder Pinheiro Alves, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Letras pelas Faculdades Integradas de Uberaba (1983), Mestre em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de São Paulo (1992), Doutor em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós-doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Professor Titular em Literatura Brasileira na Universidade Federal de Campina Grande, PB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e ensino, poesia, literatura infantil e literatura de cordel. É membro do GT Literatura e Ensino da ANPOLL.

Références

ALVES, José Hélder Pinheiro. Abordagem do poema: Roteiro de um desencontro. In: DIONISIO, A. P.; BEZERRA, M. A. (org.) O livro didático de português: múltiplos olhares. 2 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

ALVES, Aline Muniz. O Poema Infantil em livros didáticos do Ensino Fundamental nas últimas três décadas. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino). Pós Graduação em Linguagem em Ensino. Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, p. 115, 2012. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B9_6p7k-tgLQU0NtR2QyMjlSMGc/view> Acesso em: 20 de Nov. de 2018.

BORDINI, Maria da Glória. Poesia Infantil. São Paulo: Ática, 1986. (Série: Princípios).

BORDINI, Maria da Glória. Poesia infantil e transitoriedade do leitor criança. Atlântica nº18 - UFRGS, 2009.

BORDINI, Maria da Glória. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et al. (org.) Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989. p. 53-68.

BORDINI, Maria da Glória. Por um conceito de poesia infantil. Letras de Hoje. Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Nº 43. Março de 1981. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/idade/educacao/311001/p_130.html> Acesso em: 22 de Set. de 2018.

BORDINI, Maria glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor – alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

BUENO, Marília de Almeida e. Ler é dançar: um olhar sobre a recepção de leitura de poesia com crianças no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2015. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B9_6p7ktgLQcjVxcG0wUEhfV2E0YS15V3d2ejJNZm9NOE1B/view> Acesso em 20 de Fev. de 2018.

CADEMARTORI, Lígia. Jogo e Iniciação Literária. In: ZILBERMAN, R.; MAGALHÃES, L. C (Orgs.). Literatura Infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática, 1984.

CAPPARELLI, Sérgio. Um elefante no nariz. 7 ed. Porto Alegre: L&PM, 2011.

CAPPARELLI, Sérgio. 111 poemas para crianças. 25 ed. Porto Alegre: L&PM, 2003.

ESPEIORIN, Vania Marta; RAMOS, Flávia Brocchetto. O texto poético em diálogo com o universo infantil. In: DEBUS, Eliane; BAZZO, Jilvania Lima dos Santos; BORTOLOTTO, Nelita; organizadoras. Poesia (cabe) na escola: por uma educação poética. Campina Grande – PB: EDUFCG, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.

HELD, Jackeline. O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica. Trad. de Carlos Rizzi. São Paulo: Summus Editorial, 1980.

LAJOLO, Marisa. Ana Maria Machado. Sel. de textos, notas, estudos biográficos, histórico e crítico, exercícios por M. Lajolo. São Paulo: Abril Educação, 1983. (Literatura Comentada).

MACHADO, Maria Zélia Versiani. Proposta Pedagógica: Poesia e Escola. Salto para o futuro: Ministério da Educação. Boletim 20, 2007.

MEDEIROS, Hadoock Ezequiel Araújo de. De calça curta e chinela: a poesia de Antonio Francisco na sala de aula. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, 2014. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B9_6p7ktgLQdW55NDZEM3p4VEt2cHdMeEQtb3h2eDZCUEpz/view> Acesso em 20 de Fev. de 2018.

PINHEIRO, José Hélder. Poemas para crianças: reflexões, experiências, sugestões. São Paulo: Duas Cidades, 2000.

PINHEIRO, José Hélder. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.

SANTOS, Maria Jahynne Dantas dos. A cor do êxtase: uma experiência de leitura com poemas de Manoel de Barros. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, 2014. Disponível em: < https://drive.google.com/file/d/0B9_6p7k-tgLQOWpjOEhGZ2tDeWc/view> Acesso em 20 de Fev. de 2018.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

Téléchargements

Publié-e

2019-11-15

Comment citer

Santos, J., & Alves, J. H. P. (2019). “A MENININHA” NA SALA DE AULA REFLEXÕES E PROPOSTA DE ABORDAGEM DE UM POEMA. EntreLetras, 10(2), 70–84. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p70