O BRASIL NA REPÚBLICA DA BRUZUNDANGA

UMA DISCUSSÃO SOBRE LÍNGUA, IDENTIDADE E CIDADANIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p369

Palabras clave:

Lima Barreto, Bruzundanga, crônica ficcional, literatura militante

Resumen

Neste trabalho, examina-se o livro Os Bruzundangas, composto por crônicas ficcionais escritas por Lima Barreto. Nele, há um narrador brasileiro que morou na Bruzundanga, um país distante e diferente do Brasil. Trata-se de uma visão satirizada, pois, como o próprio nome diz, Bruzundanga é um país de palavrório que não leva a nada. Nesta obra, o literato critica a língua preciosista; a literatura empolada e fútil; as instituições de ensino dedicadas à aristocracia; o ensino público; a reforma urbana em nome de um retrato afrancesado do país; e a República que deseja um Rio de Janeiro sem negros e pobres.

 

Palavras-chave:    Lima Barreto; Bruzundanga; crônica ficcional; literatura militante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucia Maria de Assis, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada na Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo, mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Materna pela Universidade de Taubaté, especialização em Língua Portuguesa pela Fundação Rosemar Pimentel, graduação em Pedagogia e em Letras (Português/Inglês) pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Língua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes subáreas: Linguística Geral; Linguística Textual; Oralidade e Escrita. Além disso, tem experiência também na área de Educação, na qual desenvolve pesquisas sobre linguagem e autismo.

Citas

ARAGÃO, Raymundo Moniz de. A instrução pública no Brasil. Rio de Janeiro: FGV/IESAE, 1985.

BARRETO, Lima. Os Bruzundangas. Série Bom livro. São Paulo: Ática, 1985.

CALLOU, Dinah. Da História Social à História Lingüística: o Rio de Janeiro no século XX. In: ALKMIN, Tânia Maria (org.). Para a História do português Brasileiro. vol. III: Novos estudos. São Paulo: Humânitas, 2002, p.281-192.

CAMPOS, Maria Tereza. Lima Barreto. Coleção ponto a ponto. São Paulo: Ática, 1988.

CARVALHO, José Murilo de. Desenvolvimiento de la ciudadanía en Brasil. México D.F.: Fideicomisso Historia de las Américas e El Colegio de México, 1995.

FACIOLI, Valentin. República dos Bruzundangas: Por que não me ufano de meu país. In: BARRETO, Lima. Os Bruzundangas. Série Bom livro. São Paulo: Ática, 1985.

ROMANELI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930/1973). 9.ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como Missão. Tensões Sociais e Criação Cultural na Primeira República. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

VASCONCELLOS, Eliane. Lima Barreto: Prosa Seleta. Rio de Janeiro: Nova Aguilar S.A., 2001.

Publicado

2019-11-16

Cómo citar

Assis, L. M. de, & Rocha Carneiro, A. . (2019). O BRASIL NA REPÚBLICA DA BRUZUNDANGA : UMA DISCUSSÃO SOBRE LÍNGUA, IDENTIDADE E CIDADANIA. EntreLetras, 10(2), 369–389. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p369