O BRASIL NA REPÚBLICA DA BRUZUNDANGA
UMA DISCUSSÃO SOBRE LÍNGUA, IDENTIDADE E CIDADANIA
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p369Mots-clés :
Lima Barreto, Bruzundanga, crônica ficcional, literatura militanteRésumé
Neste trabalho, examina-se o livro Os Bruzundangas, composto por crônicas ficcionais escritas por Lima Barreto. Nele, há um narrador brasileiro que morou na Bruzundanga, um país distante e diferente do Brasil. Trata-se de uma visão satirizada, pois, como o próprio nome diz, Bruzundanga é um país de palavrório que não leva a nada. Nesta obra, o literato critica a língua preciosista; a literatura empolada e fútil; as instituições de ensino dedicadas à aristocracia; o ensino público; a reforma urbana em nome de um retrato afrancesado do país; e a República que deseja um Rio de Janeiro sem negros e pobres.
Palavras-chave: Lima Barreto; Bruzundanga; crônica ficcional; literatura militante.
Téléchargements
Références
ARAGÃO, Raymundo Moniz de. A instrução pública no Brasil. Rio de Janeiro: FGV/IESAE, 1985.
BARRETO, Lima. Os Bruzundangas. Série Bom livro. São Paulo: Ática, 1985.
CALLOU, Dinah. Da História Social à História Lingüística: o Rio de Janeiro no século XX. In: ALKMIN, Tânia Maria (org.). Para a História do português Brasileiro. vol. III: Novos estudos. São Paulo: Humânitas, 2002, p.281-192.
CAMPOS, Maria Tereza. Lima Barreto. Coleção ponto a ponto. São Paulo: Ática, 1988.
CARVALHO, José Murilo de. Desenvolvimiento de la ciudadanía en Brasil. México D.F.: Fideicomisso Historia de las Américas e El Colegio de México, 1995.
FACIOLI, Valentin. República dos Bruzundangas: Por que não me ufano de meu país. In: BARRETO, Lima. Os Bruzundangas. Série Bom livro. São Paulo: Ática, 1985.
ROMANELI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930/1973). 9.ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como Missão. Tensões Sociais e Criação Cultural na Primeira República. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
VASCONCELLOS, Eliane. Lima Barreto: Prosa Seleta. Rio de Janeiro: Nova Aguilar S.A., 2001.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.