BRINCANDO, LENDO E CONTANDO HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UMA ABORDAGEM CRIATIVA COM O CONTO DE FADA CORDELIZADO, PINÓQUIO

Autores/as

  • Nadilza Maria de Farias Souza Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Naelza de Araújo Wanderley Wanderley Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p209

Palabras clave:

literatura de cordel, educação infantil, metodologia, estratégias

Resumen

Este estudo apresenta a Literatura de Cordel como possibilidade de desenvolver a leitura literária na Educação Infantil. Os textos escolhidos para análise foram as adaptações em cordel: Pinóquio: ou o preço da mentira (2009), de Manoel Monteiro e Pinóquio (2015), de Sírlia Sousa de Lima. Desse modo, trazemos reflexões acerca de metodologias e práticas de leitura literária que possibilitam uma maior proximidade da criança com o texto literário de maneira criativa e lúdica embasando-nos nos estudos de Aguiar e Bordini, (1988) e de Girotto e Souza (2010). Acreditamos que os métodos apresentados podem contribuir para a formação de leitores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura, a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Sousa. Ler e escrever na Educação infantil: discutindo praticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

COLLODI, Carlo. As aventuras de Pinóquio: história de uma marionete. Tradução e notas Leda Beck. São Paulo: Martin Claret, 2013.

GIROTTO, C.G.G.S; SOUZA, Renata Junqueira. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. IN: SOUZA, Renata Junqueira [et al.]. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2010.

LIMA, Sírlia Sousa de. Pinóquio. IN: Contos encantados em cordel. Natal-RN: CJA Edições, 2015.

MARINHO, Ana Cristina; PINHEIRO, Hélder. O cordel no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2012.

MONTEIRO, Manoel. Pinóquio: histórias do mundo em cordéis. São Paulo: DCL, 2009.

SOLÉ, Isabel. O prazer de ler. Revista Leitura e Vida, n. 3, Newark/EUA. Associação Internacional de Leitura, 1995.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

VELOSO, Geisa Magela. Leitura como produção de sentidos. IN: Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa I. Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. Montes Claros-MG, 2015.

VIEIRA, Eziel. Carlo Collodi: o criador do Pinóquio. Biografias e Curiosidades. Disponível em: http://biografiaecuriosidade.blogspot.com.br. Acesso em: 11/08/2019.

Publicado

2019-11-16

Cómo citar

Souza, N. M. de F., & Wanderley, N. de A. W. (2019). BRINCANDO, LENDO E CONTANDO HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM CRIATIVA COM O CONTO DE FADA CORDELIZADO, PINÓQUIO. EntreLetras, 10(2), 209–225. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p209