PERSPECTIVAS SOBRE O ENSINO DE LITERATURA EM REVISTAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p40Palabras clave:
Ensino de Literatura; Revistas Científicas Brasileiras; Campo das Letras.Resumen
Este artigo apresenta um balanço de discussões publicadas em três periódicos científicos brasileiros acerca do ensino de literatura. Tal iniciativa se justifica pela possibilidade de buscar, de forma organizada e sistematizada, e assim avaliar, o que se vem discutindo recentemente sobre o tema no campo das Letras (biênio 2015-2016). Trata-se de um levantamento sobre o assunto, que será focalizado de forma panorâmica a partir dos editoriais, dos resumos, das palavras-chave e das referências bibliográficas de textos que abordam diretamente as questões de ensino da literatura. Ressalta-se que o material aqui apresentado é fruto de pesquisa inicial, com opção de abordagem qualitativa (análise documental). Como resultados, tem-se a organização dos dados sobre literatura e ensino em importantes instâncias de divulgação científica no campo das Letras, bem como a possibilidade de contribuir para os debates sobre as vertentes desse ensino no Brasil.
Descargas
Citas
ANDRÉ, Marli Eliza Afonso de. Etnografia da Prática Escolar. Campinas/SP: Papirus, 2005.
BOURDIEU, Pierre. Algumas propriedades dos campos. In: Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983, p. 89-94.
CATANI, Denice Barbara. A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Educação e Filosofia. v. 10, n. 20, p. 115-130, jul./dez. 1996.
CATANI, Denice Barbara & VILHENA, Cyntia Pereira de Sousa A imprensa periódica educacional e as fontes para a história da cultura escolar brasileira. Texto apresentado na XV Reunião da ANPED (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação), Caxambu, Minas Gerais, 1992.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas estado da arte. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p.257-272, ago. 2002.
Cerrados: Revista. Programa de Pós-graduação em Literatura. Universidade de Brasília. v.1, n.42, 2016.
Diadorim: Revista. Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas. Universidade Federal do Rio de Janeiro. v. 1, n. 18, 2016.
Via Atlântica: Revista. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Universidade de São Paulo. v. 1, n.28, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.