PERSPECTIVAS SOBRE O ENSINO DE LITERATURA EM REVISTAS BRASILEIRAS

Autores/as

  • Ana Crelia Penha Dias UFRJ
  • Sérgio Fabiano Annibal UNESP
  • Vima Lia de Rossi Martin Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p40

Palabras clave:

Ensino de Literatura; Revistas Científicas Brasileiras; Campo das Letras.

Resumen

Este artigo apresenta um balanço de discussões publicadas em três periódicos científicos brasileiros acerca do ensino de literatura. Tal iniciativa se justifica pela possibilidade de buscar, de forma organizada e sistematizada, e assim avaliar, o que se vem discutindo recentemente sobre o tema no campo das Letras (biênio 2015-2016). Trata-se de um levantamento sobre o assunto, que será focalizado de forma panorâmica a partir dos editoriais, dos resumos, das palavras-chave e das referências bibliográficas de textos que abordam diretamente as questões de ensino da literatura. Ressalta-se que o material aqui apresentado é fruto de pesquisa inicial, com opção de abordagem qualitativa (análise documental). Como resultados, tem-se a organização dos dados sobre literatura e ensino em importantes instâncias de divulgação científica no campo das Letras, bem como a possibilidade de contribuir para os debates sobre as vertentes desse ensino no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Crelia Penha Dias, UFRJ

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), especialização em literatura infantil e juvenil (1999), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil, literatura brasileira, literatura e ensino e formação do leitor literário. É líder do grupo de pesquisa Literatura e Educação literária (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5906903233650588) e membro do GT da Anpoll Literatura e Ensino.

Sérgio Fabiano Annibal, UNESP

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/Marília (2009); Pós-doutorado na Université de Cergy-Pontoise/França (2018); Estágio de doutoramento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa/Portugal (2008-2009); Mestrado em Estudos Literários pela UNESP/Araraquara (2004); Licenciado e Bacharel em Letras UNESP/Araraquara (2001). Atuou como docente permanente e vice-coordenador do Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (2011-2013). Atualmente, é Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação da UNESP/Assis na disciplina de Didática nos cursos de Ciências Biológicas e Letras. Professor/Orientador do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNESP/Assis e Professor/Orientador do Mestrado Profissional em Letras da UNESP/Assis. Tem experiência de pesquisa em Formação de Professores, Ensino de Literatura e Currículo. É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (Geplenp) da UNESP/Assis.

Vima Lia de Rossi Martin, Universidade de São Paulo

Possui bacharelado e licenciatura em Letras/Português pela USP (1992), mestrado em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela USP (1998), doutorado em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela USP (2005) e pós-doutorado pela Universidade Federal Fluminense (2015). Desde 2003 é professora da Universidade de São Paulo. Integra o Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África (FFLCH/USP), o GT Literatura e Ensino da ANPOLL e coordena o "Projeto Travessia - Remição de pena através da leitura" na Penitenciária Feminina da Capital.Tem experiência no comparatismo entre as literaturas de língua portuguesa e atualmente desenvolve os seguintes projetos de pesquisa: "Literatura e marginalidade social nos países de língua portuguesa II" e "Literatura e ensino: problematizando relações de classe, gênero e raça através da leitura literária". É autora de obra didática de língua portuguesa para o Ensino Médio.

Citas

ANDRÉ, Marli Eliza Afonso de. Etnografia da Prática Escolar. Campinas/SP: Papirus, 2005.

BOURDIEU, Pierre. Algumas propriedades dos campos. In: Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983, p. 89-94.

CATANI, Denice Barbara. A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Educação e Filosofia. v. 10, n. 20, p. 115-130, jul./dez. 1996.

CATANI, Denice Barbara & VILHENA, Cyntia Pereira de Sousa A imprensa periódica educacional e as fontes para a história da cultura escolar brasileira. Texto apresentado na XV Reunião da ANPED (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação), Caxambu, Minas Gerais, 1992.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas estado da arte. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p.257-272, ago. 2002.

Cerrados: Revista. Programa de Pós-graduação em Literatura. Universidade de Brasília. v.1, n.42, 2016.

Diadorim: Revista. Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas. Universidade Federal do Rio de Janeiro. v. 1, n. 18, 2016.

Via Atlântica: Revista. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Universidade de São Paulo. v. 1, n.28, 2015.

Publicado

2019-11-15

Cómo citar

Penha Dias, A. C. ., Fabiano Annibal, S., & de Rossi Martin, V. L. (2019). PERSPECTIVAS SOBRE O ENSINO DE LITERATURA EM REVISTAS BRASILEIRAS. EntreLetras, 10(2), 40–53. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p40