MONTEIRO LOBATO: um escritor a ser redescoberto na sala de aula

Autores/as

  • Patrícia Aparecida Beraldo Romano

Resumen

Ao se estudar Literatura Infanto-Juvenil brasileira percebemos que ela, enquantogênero, é vista antes e depois de Lobato. Foi ele quem encontrou o caminho criador de quenossa Literatura Infantil estava necessitando ao romper com as ideias de um ensino deliteratura estereotipado e criar uma forma inovadora de produzir textos para as crianças naprimeira metade do século XX. As aventuras da turma do Sítio do Picapau Amarelo e astraduções lobatianas de clássicos da literatura infantil são, hoje, no século XXI, aredescoberta, por parte de professores e de alunos, de que o jovem leitor continua a terexcelentes textos para lhe despertar o prazer de ler. Compete, portanto, ao professor, leitor deLobato, mostrar ao aluno como descobrir, nos textos lobatianos, o lúdico mundo criado poresse artista da palavra que influenciou toda a geração contemporânea de escritores infantojuvenis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia Aparecida Beraldo Romano

Mestre em Teoria Literária pela Unicamp e professora Assistente I da Universidade Federal do Pará- Campusde Marabá.

Cómo citar

Aparecida Beraldo Romano, P. (2014). MONTEIRO LOBATO: um escritor a ser redescoberto na sala de aula. EntreLetras, 2(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/875

Artículos más leídos del mismo autor/a