A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LETRAS
LITERATURA EM DESTAQUE
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p517Palabras clave:
estágio supervisionado, formação de professores, projeto político-pedagógico, literatura, língua portuguesaResumen
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os impactos causados na prática docente de professores formados pelo Projeto Pedagógico de Curso (PPC, 2006) do DLCV∕UFPB e a mudança ocorrida no Projeto Político Pedagógico de Curso (PPC, 2019), sobretudo no que concerne às disciplinas de Literatura e ao enfoque na leitura literária. Para realizarmos a pesquisa, fazemos uma reflexão sobre vivências descritas nos relatórios de Estágios Supervisionados e nas respostas dos docentes egressos do curso ao questionário aplicado pela comissão de elaboração do PPC (2019) e da Roda de Conversa com os professores supervisores de estágio.
Descargas
Citas
ANDRADE, Ludmila Thomé. Professores leitores em formação: transformações discursivas de conhecimentos e saberes. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2007.
ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BARZOTTO, Valdir Heitor; EUFRASIO, Daniela Aparecida. O relatório de estágio como manifestação do perfil profissional. Revista MELP, v. 1, p. 1-10, 2009. Acesso ao site http://www.lalec.fe.usp.br/revistamelp/publicacoes/numero-3/artigos/item/29-o-relat%C3%B3rio-de-est%C3%A1gio-como-manifesta%C3%A7%C3%A3o-do-perfil-profissional-em-letras em 28 de julho de 2018
COIMBRA, Paulo. A formação do professor de português: que língua vamos ensinar? São Paulo: Parábola Editoral, 2006.
DLCV/DLEM. Projeto Pedagógico de Curso. João Pessoa: UFPB, 2006.
DLCV. Projeto Político-Pedagógico de Curso. João Pessoa, UFPB, 2019.
GERALDI, João W. Portos de passagem. 5.ed. São Paulo. Martins Fontes, 2013.
KLEIMMAN, Ângela B.; MORAES, Silvia E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas- SP: Mercado de Letras, 1999.
LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Trad.: Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MELLO, Guiomar Namo de. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. Revista Perspectiva. Vol.14, n.1, p. 98-110 Jan./Mar. 2000. Acesso ao site http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392000000100012&script=sci_abstract em 21 de junho 2018.
NÓVOA, Antônio. Nada substitui o bom professor. In: J.S. Faro e Priscilla Gautierre (Ed,) Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo (livreto). São Paulo: SINPROSP, 2007.
OLIVEIRA, Gabriela Rodella. O professor de português e a literatura: relações entre formação, hábitos de leitura e práticas de ensino. São Paulo: Alameda, 2013.
PIMENTA, Selma Garrido. Por que o estágio para quem não exerce o magistério: o aprende a profissão. In: PIMENTA S. G., LIMA M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. p. 98-141
TARDIF, Jean. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis (RJ): Vozes, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.