O INTERNO/EXTERNO DAS TEORIAS LINGUÍSTICAS E A BANDA DE MOÉBIUS
Resumen
Este trabalho propõe buscar uma definição para a estrutura topológica conhecidacomo Banda de Moébius. Trilharemos o caminho aberto por Lacan (1901-1981) e o uso desteobjeto na explicação da constituição do sujeito, porém com objetivos distintos, uma vez queinteressa-nos destacar as propriedades matemáticas da banda. Exploraremos alguns conceitosdesta figura topológica que permite uma reflexão da dicotomia interno x externo. Para melhorobservar essa dicotomia, apoiamo-nos no conceito de campo da complementaridade extraídoda Paul Henry (1992). Para definir a Banda e suas particularidades utilizaremos Granon-Lafont (1990), Porge (2006) e Agustini (1999). Destacaremos algumas propriedadesmatemáticas típicas da Banda de Moébius, entre elas, unilátera, um bordo, uma margem,pontos não-orientáveis e a propriedade de transformar-se em uma superfície bilátera quandoseccionada. Esperamos após nosso estudo que nossa reflexão sirva de sustentação para futurasanálises das teorias linguísticas e também para que possamos entender melhor o movimentopolarizado observado na ciência da linguagem, conforme observa Henry.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.