ENTREVISTA COM FELIPE MUNITA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p06-19Palabras clave:
leitura literária, educação literária, formação do leitor, professor-leitorResumen
Nesta entrevista, Felipe Munita apresenta um panorama do contexto de investigação em didática da literatura na contemporaneidade, abordando desde temas teóricos como o conceito de professor-leitor, a relação entre cognição e fruição na experiência estética e tendências teórico-metodológicas, até questões ligadas à práxis docente como a relevância do trabalho envolvendo biblioteca escolar e as práticas de ensino na escola, além de temas transversais como enfoques prioritários na cooperação científica latino-americana. O pesquisador chileno recebeu a menção de Doutor Internacional e Prêmio Extraordinário de Doutorado por sua tese sobre mediação de leitura defendida na Universidade Autônoma de Barcelona, sob a supervisão de Teresa Colomer. Tem atuado como conferencista, formador de mediadores, professor e pesquisador em vários países da Europa, América Latina e do Norte, em algumas ações como consultor internacional da Unesco em programas para mediadores de leitura. Atualmente, é Professor da Pontificia Universidad Católica de Chile e membro do Grupo de Investigación de literatura infantil y juvenil y educación literaria de la Universitat Autònoma de Barcelona.
Descargas
Citas
CHAMBERS, A. Dime: los niños, la lectura y la conversación. México DF: Fondo de Cultura Económica, 2007.
COLOMER, T. Andar entre libros: la lectura literaria en la escuela. México D.F.: Fondo de Cultura Económica, 2005.
DUFAYS, J.L.; GEMENNE, L.; LEDUR, D. Pour une lecture littéraire. Histoire, théories, pistes pour la classe. Bruxelles, De Boeck, 2005.
LARROSA, J. La experiencia de la lectura: Estudios sobre literatura y formación. México D.F., Fondo de Cultura Económica, 2003.
MUNITA, F. Prácticas didácticas, creencias y hábitos lectores del profesor en una escuela exitosa en la promoción lectora. Ocnos, 15 (2), p. 77-97, 2016. doi: 10.18239/ocnos_2016.15.2.1140
MUNITA, F. El sujeto lector didáctico: “lectores que enseñan y profesores que leen”. Álabe: Revista de la Red de Universidades Lectoras, 17, 2018. doi: 10.15645/Alabe2018.17.2
MUNITA, F. (2019). “Volver a la lectura”, o la importancia de la lectura personal en la formación continua del profesorado en didáctica de la lengua y la literatura. Profesorado: Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 23 (3), p. 413-430, 2019. DOI: https://doi.org/10.30827/profesorado.v23i3.11236
PETIT, M. El arte de la lectura en tiempos de crisis. México DF: Océano Travesía, 2009.
PRIVAT, J.M. Socio-lógicas de las didácticas de la lectura. Lulú Coquette, 1 (1), p. 47-63, 2001.
REUTER, Y. (dir.) Dictionnaire des concepts fondamentaux des didactiques. Bruselas: De Boeck, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.