ENTREVISTA COM FELIPE MUNITA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p06-19

Palavras-chave:

leitura literária, educação literária, formação do leitor, professor-leitor

Resumo

Nesta entrevista, Felipe Munita apresenta um panorama do contexto de investigação em didática da literatura na contemporaneidade, abordando desde temas teóricos como o conceito de professor-leitor, a  relação entre cognição e fruição na experiência estética e tendências teórico-metodológicas, até questões ligadas à práxis docente como a relevância do trabalho envolvendo biblioteca escolar e as práticas de ensino na escola, além de temas transversais como enfoques prioritários na cooperação científica latino-americana. O pesquisador chileno recebeu a menção de Doutor Internacional e Prêmio Extraordinário de Doutorado por sua tese sobre mediação de leitura defendida na Universidade Autônoma de Barcelona, sob a supervisão de Teresa Colomer. Tem atuado como conferencista, formador de mediadores, professor e pesquisador em vários países da Europa, América Latina e do Norte, em algumas ações como consultor internacional da Unesco em programas para mediadores de leitura. Atualmente, é Professor da Pontificia Universidad Católica de Chile e membro do Grupo de Investigación de literatura infantil y juvenil y educación literaria de la Universitat Autònoma de Barcelona.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio José de Almeida Mello, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutor em Letras pela UNESP, com doutorado-sanduíche na Universidade de Coimbra e pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona, sob supervisão de Teresa Colomer, com bolsa sênior da CAPES. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da UNICENTRO, onde lidera o Grupo de Pesquisa Literatura e Educação em parceria com a Universidade de Coimbra. Integra o corpo de pareceristas de revistas como: Criação & Crítica e Atlântica (USP), Iberoamericana de Educación (Madrid), Contexto (UFES), Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea (UnB), Raído (UFG), Educação & Pesquisa (USP) e O Eixo e a Roda (UFMG). É membro fundador do GT LIteratura e Ensino da ANPOLL. Inserção e principais parcerias internacionais recentes: minicurso na University College Dublin, na Irlanda (2016); aulas em diplomados na Universidad Austral de Chile e na Universidad Veracruzana, no Mèxico (2017); missão técnica em várias universidades australianas (2017); cooperação e publicação com pesquisadores University of Melbourne e Deakin University (2019); e pesquisa na Universidade Autônoma de Barcelona (2019). Possui experiência em Ensino de Língua e Literatura e literatura galega.

Referências

CHAMBERS, A. Dime: los niños, la lectura y la conversación. México DF: Fondo de Cultura Económica, 2007.

COLOMER, T. Andar entre libros: la lectura literaria en la escuela. México D.F.: Fondo de Cultura Económica, 2005.

DUFAYS, J.L.; GEMENNE, L.; LEDUR, D. Pour une lecture littéraire. Histoire, théories, pistes pour la classe. Bruxelles, De Boeck, 2005.

LARROSA, J. La experiencia de la lectura: Estudios sobre literatura y formación. México D.F., Fondo de Cultura Económica, 2003.

MUNITA, F. Prácticas didácticas, creencias y hábitos lectores del profesor en una escuela exitosa en la promoción lectora. Ocnos, 15 (2), p. 77-97, 2016. doi: 10.18239/ocnos_2016.15.2.1140

MUNITA, F. El sujeto lector didáctico: “lectores que enseñan y profesores que leen”. Álabe: Revista de la Red de Universidades Lectoras, 17, 2018. doi: 10.15645/Alabe2018.17.2

MUNITA, F. (2019). “Volver a la lectura”, o la importancia de la lectura personal en la formación continua del profesorado en didáctica de la lengua y la literatura. Profesorado: Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 23 (3), p. 413-430, 2019. DOI: https://doi.org/10.30827/profesorado.v23i3.11236

PETIT, M. El arte de la lectura en tiempos de crisis. México DF: Océano Travesía, 2009.

PRIVAT, J.M. Socio-lógicas de las didácticas de la lectura. Lulú Coquette, 1 (1), p. 47-63, 2001.

REUTER, Y. (dir.) Dictionnaire des concepts fondamentaux des didactiques. Bruselas: De Boeck, 2007.

Downloads

Publicado

2021-03-06

Como Citar

Mello, C. J. de A. (2021). ENTREVISTA COM FELIPE MUNITA. EntreLetras, 11(3), 6–19. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p06-19