DA LEITURA ESCOLARIZADA À BIBLIOTECA INTERIOR

UM PERCURSO DIDÁTICO E AFETIVO

Autores/as

  • Raquel Cristina de Souza e Souza Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p75-102

Resumen

Este artigo se debruçará sobre as categorias de texto do leitor (BAYARD apud ROUXEL, 2012), interleitura (BELLEMIN-NOËL, 2001) e biblioteca interior (BAYARD, 2007) para analisar diários de leitura de três turmas de sétimo ano de uma instituição pública federal. Partindo do princípio de que a leitura é um processo associativo por excelência, em que o conhecimento prévio do leitor é determinante para a construção de sentidos, pretendemos mostrar como o trabalho pedagógico sistemático voltado para a criação de uma rede de referências literárias coletivas torna-se ponte não só para o desenvolvimento da competência leitora, como também para o estabelecimento de uma relação afetiva com a leitura literária.

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Publicado

2021-03-06

Cómo citar

Souza, R. C. de S. e. (2021). DA LEITURA ESCOLARIZADA À BIBLIOTECA INTERIOR: UM PERCURSO DIDÁTICO E AFETIVO. EntreLetras, 11(3), 75–102. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p75-102