DA LEITURA ESCOLARIZADA À BIBLIOTECA INTERIOR
UM PERCURSO DIDÁTICO E AFETIVO
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p75-102Résumé
Este artigo se debruçará sobre as categorias de texto do leitor (BAYARD apud ROUXEL, 2012), interleitura (BELLEMIN-NOËL, 2001) e biblioteca interior (BAYARD, 2007) para analisar diários de leitura de três turmas de sétimo ano de uma instituição pública federal. Partindo do princípio de que a leitura é um processo associativo por excelência, em que o conhecimento prévio do leitor é determinante para a construção de sentidos, pretendemos mostrar como o trabalho pedagógico sistemático voltado para a criação de uma rede de referências literárias coletivas torna-se ponte não só para o desenvolvimento da competência leitora, como também para o estabelecimento de uma relação afetiva com a leitura literária.
Téléchargements
Références
BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas. O valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
BAYARD, Pierre. Como falar dos livros que não lemos? Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
BELLEMIN-NOËL, Jean. Plaisirs de vampire. Paris: PUF, 2001.
BRILLANT RANNOU, Nathali. La configuration du corpus scolaire par les genres: une réalité littéraire ou une nécessité didactique? Le cas de la poésie en lycée. In: LOUICHON, Brigitte e ROUXEL, Annie (Org.). Du corpus scolaire à la bibliothèque intérieure. Rennes: PUR, 2010.
CHEMLI, Mouna Bem Ahmed. Les paramètres de la lecture identitaire dans le discours pédagogique. In: MAZAURIC, Catherine; FOURTANIER, Marie-José e LANGLADE, Gérard (Org.). Textes de lecteurs en formation. Bruxelas: Peter Lang, 2011.
DUFAYS, Jean-Louis. Les textes du lecteurs en situation scolaire. In: MAZAURIC, Catherine; FOUTANIER, Marie-José e LANGLADE, Gérard (Org.). Textes de lecteurs en formation. Bruxelas: Peter Lang, 2011.
ISER, Wolfgang. O ato de leitura. São Paulo: Editora 34, 1996.
JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: UNESP, 2002.
JENNY, Laurent. A estratégia da forma. In: Intertextualidades. Coimbra: Almedina, 1979.
LARROSA, Jorge. Abecedário com Jorge Larrosa Bondía. In: YouTube, 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5FtY1psRoS4. Acesso em 15 abr.2020.
MONTES, Graciela. La frontera indómita: en torno a la construcción y defensa del espacio poético. Ciudad de México: FCE, 1999.
PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34, 2013.
ROUXEL, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Cadernos de Pesquisa [online], v.42, n.145, p.272-283, jan./abr., 2012.
TAUVERON, Catherine. Comprendre et interpreter le littéraire à l'école : du texte réticent au texte proliférant. Repères, n. 19, p.9-38, 1999.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.