ENSINO DE ESCRITA DE NARRATIVAS EM PROSA

UM ENCONTRO COM A LITERATURA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p321-334

Mots-clés :

ensino-escrita-narrativa-literatura-mímesis

Résumé

O trabalho aborda a apropriação metodológica da noção de mímesis para o ensino de escrita de narrativas em prosa, importante aos estudos literários, mas pouco explorado nas didáticas de leitura e escrita. Sugerimos que o ensino considere fundamentos literários relativos aos mecanismos e efeitos da ficcionalização. Nesse sentido, a revisão da Poética de Aristóteles realizada por Paul Ricoeur em Tempo e Narrativa traz importantes esclarecimentos acerca da narrativa literária e dos conhecimentos que lhe são inerentes, cujo reconhecimento acontece no processo constitutivo do círculo hermenêutico, composto de três fases: Mimesis I, II e III.

 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Maria Celeste de Souza, Faculdade de Educação - USP

Doutoranda e Mestre em Educação (área de Linguagem e Ensino) pela Faculdade de Educação da USP, graduou-se e foi licenciada em Letras-Português pela USP; cursou especialização em Magistério do Ensino Superior na PUC-SP. Professora e consultora com mais 25 anos de experiência na educação básica, atuando no ensino médio e também como consultora/assessora de equipes de professores de todos os níveis de ensino. Os principais focos de interesse e especialidade são a produção escrita e as metodologias de ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Atualmente, desenvolve formações de professores em serviço e ministra cursos e atividades relacionadas à escrita de aprimoramento e de aspirações literárias.

 

Références

S/R

Téléchargements

Publié-e

2021-03-06

Comment citer

de Souza, M. C. (2021). ENSINO DE ESCRITA DE NARRATIVAS EM PROSA : UM ENCONTRO COM A LITERATURA . EntreLetras, 11(3), 321–334. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p321-334