MEMÓRIA SOCIAL E ESQUECIMENTO

O MUNICÍPIO, A ESCOLA E OS DIREITOS HUMANOS

Auteurs-es

  • Ana Paula Poll Universidade Federal Fluminense
  • Luiz Ricardo Candido Landim Universidade Federal Fluminense

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n1p49-71

Mots-clés :

memória social; direitos humanos; educação.

Résumé

Este artigo tem por objetivo descrever e compreender a ausência de referências contemporâneas à história de violações de Direitos Humanos ocorridas no município de Barra Mansa, interior do estado do Rio de Janeiro, durante a ditadura militar brasileira (1964-1985). Para isso, utilizamos a perspectiva analítica de Pollak (1989) acerca do processo de enquadramento da memória e descrevemos o histórico de violações de Direitos Humanos na cidade. A pesquisa foi realizada a partir da coleta e análise de dados qualitativos obtidos com a aplicação de questionário em três escolas do município, abrangendo estudantes concluintes do terceiro ano do ensino médio, alunos do último módulo do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Aleatoriamente convidamos os respondentes do questionário aplicado para participarem de um grupo focal, ocasião em que estimulamos a discussão acerca dos Direitos Humanos e das violações ocorridas no antigo batalhão de Barra Mansa. Assim pudemos verificar que os egressos da rede pública de ensino de Barra Mansa/RJ desconhecem o passado de violações de Direitos Humanos ocorridos no município. Discutimos em consonância com os resultados obtidos o direito à memória e a necessidade de uma educação alicerçada nas diretrizes curriculares nacionais. Essas asseguram ao educando a compreensão acerca da importância do caráter plural da memória social e da relevância dos Direitos Humanos na formação do cidadão.

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Biographie de l'auteur-e

Ana Paula Poll, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências Humanas (Antropologia Cultural), em 2008, pelo PPGSA do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Instituição onde também concluiu o mestrado em Sociologia e Antropologia (2001) e o bacharelado em Ciências Sociais (1999). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense/ Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda (ICHS). É docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento/ Mestrado Profissional em Administração Pública e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental. Tem experiência na área de pesquisa em Antropologia e Sociologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, desenvolveu pesquisas relacionadas aos seguintes temas: Religião, Congo, Identidade étnica e Relações Raciais. E atualmente, no âmbito do ICHS, tem desenvolvido pesquisas relacionadas aos seguintes temas: desenvolvimento e memória social.

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Publié-e

2021-06-12

Comment citer

Poll, A. P., & Landim, L. R. C. (2021). MEMÓRIA SOCIAL E ESQUECIMENTO: O MUNICÍPIO, A ESCOLA E OS DIREITOS HUMANOS. EntreLetras, 12(1), 49–71. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n1p49-71