AS VOZES E OS ECOS DA PLAZA DE MAYO NA ARGENTINA:
UMA ANÁLISE DOS RELATOS NA OBRA DE EDUARDO GALEANO
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n2p286-312Mots-clés :
História. Memória. Ditadura. Enunciação. Polifonia. Dialogismo.Résumé
Nos textos Las Madres de la Plaza de Mayo, Las Abuelas detectives e Tamara vuela dos veces, que compõem a obra Memoria del fuego: el siglo del viento, o escritor Eduardo Galeano se propõe a narrar as estratégias de lutas e resistências empreendidas pelas mães e avós argentinas no confronto ao poder exercido pela ditadura militar, nos anos de 1970 a 1984, na busca por seus filhos e netos sequestrados e/ou desaparecidos em operações policiais e/ou de grupos de extermínio do país. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi compreender, a partir das narrativas de Eduardo Galeano, as lutas e as resistências, via memória, das mães e avós da Plaza de Mayo à ditadura argentina. Os procedimentos metodológicos contaram com a pesquisa bibliográfica e a análise textual, apoiadas em especial, nos conceitos bakhtinianos de polifonia e dialogismo. Na tessitura das narrativas emergem diferentes vozes enunciativas, vozes essas que não se confundem com as do autor ou as do autor-criador/narrador, mas juntas a dele compõem um todo significativo. Isso produz no leitor a necessidade de compreender o processo enunciativo na composição galeana, assim como os diferentes atores e princípios que os regem.
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