COLOMBO REVISITADO
DE SUJEITO UNIVERSAL A SUJEITO FRAGMENTADO
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n3p250-263Mots-clés :
Metaficção Historiográfica, Teoria do Romance, The Memoirs of Christopher Columbus.Résumé
Esta pesquisa estuda a ressignificação da figura histórica de Cristóvão Colombo no romance The Memoirs of Christopher Columbus (1987), de Stephen Marlowe, com o intuito de verificar as aproximações e os distanciamentos do descobridor, o herói consagrado pela historiografia e pelos romances históricos tradicionais. Assim, objetivou-se compreender a recriação do personagem sob o olhar de um estadunidense pós-moderno, comparando a visão do navegador em suas cartas, com base nas certezas na razão e verdade Ocidentais. O resultado da efabulação de Marlowe aproxima Colombo do moderno sujeito fragmentado no afã de significar a si mesmo e descobrir o mundo.
Téléchargements
Références
AÍNSA, Fernando. El processo de la nueva narrativa latino-americana de la historia y la parodia. El Nacional. n. 17, p. 7-8, 1988.
AÍNSA, Fernando. La nueva novela historica latino-americana. Plural, n. 240, p. 82-85, 1991.
ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Melhoramentos, 1963.
BAKTHIN, Mikhail. Epos e romance: sobre a metodologia do estudo do romance. In: BAKTHIN, Mikhail. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. São Paulo: UNESP-HUCITEC, 1998, p. 397- 428.
BOYER, Alain-Michel. A paraliteratura. Porto: Rés-Editora, 1997.
COLÓN, Cristóbal. Diario de a bordo. Notas de Luis Arranz. Madrid: EDAF, 2006.
ESTEVES, Antônio. O romance histórico brasileiro contemporâneo. São Paulo: EDUNESP, 2010.
FLECK, Gilmei Francisco. O romance contemporâneo de mediação: entre a tradição e o desconstrucionismo – releituras críticas da história pela ficção. Curitiba: CRV, 2017.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-Modernismo. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia: ensinamentos das formas de arte do século XX. Lisboa: Edições 70, 1985.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Princípios da filosofia do direito. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
JAMESON, Fredric. A virada cultural: reflexões sobre o pós-moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
LUKÁCS, György. A Teoria do Romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. São Paulo: Duas Cidades; Ed, 2000.
MÁRQUEZ, Rodríguez Alexis. Historia y ficción en la novela venezoelana. Caracas: Talleres de Anauco Ediciones, 1995.
MARLOWE, Stephen. The Memoirs of Christopher Columbus. London: Bloomsbury, 1987.
MENTON, Seymour. La nueva novela histórica de la América Latina: 1979-1992. México D. F: Fondo de Cultura Económica, 1993.
PASCUAL, Mônica Calvo. Pushing the Boundaries of Historiographic Metafiction: Temporal Instability, ‘Authority’ and Authorship in The Memoirs of Christopher Columbus; with Stephen Marlowe. Odisea. nº 7. p. 23-31. jun., 2006.
PRIETO, Célia Fernandes. Historia y novela: poética de la novela histórica. Barañáin: EUNSA. 2003.
STAVANS, Ilan. Imagining Columbus: The Literary Voyage. Michigan: Twayne Publishers, 1993.
TROUCHE, André Luiz Gonçalves. Boom e pós-boom. IPOTESI. v. 12, nº 1, p. 119 - 133, jan./jul., 2008.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.