CENA CONTEMPORÂNEA

O CAOS TEXTUALIZADO EM O MEZ DA GRIPPE

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DOI :

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n2p20-39

Mots-clés :

caos textualizado; O mez da grippe; guerra; pós-produção; poéticas do século XXI.

Résumé

Cena contemporânea: o caos textualizado em O mez da grippe (Xavier, 2020) diz sobre o procedimento criativo realizado com recorte de recortes – coleção de fragmentos – para compor a página e situar, dois momentos de crise mundial com reflexos sensivelmente sentidos em nosso país: a primeira guerra mundial e a contaminação pelo vírus da gripe. O objetivo norteador da análise consistiu em verificar como os materiais encenados (fragmentos de notícias de jornais, de documentos, de anúncios publicitários etc.) foram incorporados na criação narrativa. Para isso, centramos o processo de recorte, colagem e montagem segundo as formulações conceituais relativas à pós-produção e às poéticas do século XXI.

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Biographie de l'auteur-e

ELISABETE ALFELD, PUCSP

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária (PEPG-LCL), nos Cursos de Graduação em Letras e Comunicação e Multimeios. 

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Publié-e

2022-11-17

Comment citer

ALFELD, E. (2022). CENA CONTEMPORÂNEA: O CAOS TEXTUALIZADO EM O MEZ DA GRIPPE. EntreLetras, 13(2), 20–39. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n2p20-39