O TESTEMUNHO COMO TENDÊNCIA NA ESCRITA DO ROMANCE DE MEMÓRIA CONTEMPORÂNEO

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DOI :

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n2p7-22

Mots-clés :

Testemunho, Memória, Teoria do romance, Sefarad, Antonio Muñoz Molina

Résumé

O testemunho é uma tendência evidente na escrita do romance de memória contemporâneo. O romance Sefarad (2001) do espanhol Antonio Muñoz Molina (1956) é uma narrativa de ficção produzida a partir da transposição de testemunhos orais ouvidos pelo escritor em entrevistas e conversas fortuitas, e da intertextualidade com testemunhos escritos (cartas, diários, memórias, autobiografias, testemunhos). A partir da análise desse romance, o objetivo deste artigo é demonstrar a presença do testemunho na feitura do romance de memória contemporâneo, sobretudo em dois aspectos: na presença de “personagens-testemunhas” e na postura ética de escritores que se configuram como “auctor-testemunha” (AGAMBEN, 2008).

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Références

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Publié-e

2023-10-15

Comment citer

de Souza, A. P. (2023). O TESTEMUNHO COMO TENDÊNCIA NA ESCRITA DO ROMANCE DE MEMÓRIA CONTEMPORÂNEO. EntreLetras, 14(2), 7–22. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n2p7-22

Numéro

Rubrique

Dossiê - Testemunhos do presente: vínculos entre ética e estética