ALÉM DAS PALAVRAS
O IMPACTO DO CINEMA NA COMPREENSÃO E PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NORDESTINA
DOI :
https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18736Mots-clés :
Sociolinguística Variacionista, Diversidade linguística, Cinema, EnsinoRésumé
Este estudo investiga a variação linguística regional nordestina por meio de reflexões mediadas pelo cinema. A metodologia adotada é qualitativa e documental, de caráter exploratório, com o corpus de análise composto pelo filme Cine Holliúdy (Gomes, 2013). Ainda que a pesquisa não tenha sido aplicada diretamente, os resultados ressaltam o cinema como recurso aliado à prática pedagógica. A abordagem cinematográfica amplia os conhecimentos culturais e sociais, fomentando a criticidade e contribuindo para o desenvolvimento da autonomia do aluno. Além disso, a inclusão do filme no contexto educacional oferece aos estudantes a oportunidade de se aproximar da diversidade linguística.
Téléchargements
Références
BAGNO, Marco. A norma oculta: língua & poder na sociedade brasileira. São Paulo: Parábola, 2003.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Banedetto Vecchi. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
BAUMAN, Zygmunt; BRIGGS, Charles Leslie. Poética e Performance como perspectivas críticas sobre linguagem e a vida social. Trad. de Vânia Z. Cardoso. Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 8, n.12, p. 185-229, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/18230. Acesso em: 01 out. 2024.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Do campo para a cidade: estudo sociolinguístico de migração e redes sociais. São Paulo: Parábola, 2011.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 29 set. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.006, de 26 de junho de 2014. Acrescenta § 8º ao art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para obrigar a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica. Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011- 2014/2014/Lei/L13006.htm. Acesso em: 28 set. 2023.
CATELLI, Rosana Elisa. Dos “naturais” ao documentário: o cinema educativo e a educação do cinema entre os anos de 1920 e 1930. 2007. 244 f. Tese (Doutorado em Multimeios) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
COELHO, Izete Lehmkuhl; GÖSKI, Edair Maria; SOUZA, Christiane Maria N. de; MAY, Guilherme Henrique. Para conhecer a Sociolinguística. 1. ed. São Paulo. Contexto, 2018.
COUTO, Wenderson dos Santos. O cinema nacional do gênero histórico e seu uso como suporte pedagógico no ensino de História do Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Docência) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
DE SOUZA BRANDÃO, Antônio Jackson; DE OLIVEIRA, Tatiana Lopes; DA SILVA, Thais Amaral. Cine Holliúdy: filme nacional legendado em português? Travessia, Cascavel, v. 9, n. 2, p.104-120. 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/12062/9290. Acesso em: 15 out. 2023.
FONSECA, Mirna Juliana Santos. Cinema na escola pra quê? Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 13, n. 31, p. 32-55, 2016. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1526. Acesso em: 29 set. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?lang=pt. Acesso em: 30 jun. 2023.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.
LANGA LACERDA, Marcela; GÖRSKI, Edair Maria ; PAZA, Carla Regina Martins. Terceira onda variacionista: continuidade ou descontinuidade de fases? Revista da ABRALIN, v. 21, n. 1, p. 1. 2023. DOI: https://doi.org/10.25189/rabralin.v21i1.2070. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article /view/2070. Acesso em: 19 set. 2023.
MACIEL, Yanes Viana. Cine Holliúdy: percepções da audiência de um ode à cearensidade. 2022. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
MORAIS, Nilson dos Santos; PEREIRA, Adriano Willian da Silva Viana. A percepção da lei nº 13.006/2014 pelos docentes do campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná. REVISTA INTERSABERES, Curitiba, v. 17, n. 42, p. 865–884, 2022. DOI: https://doi.org/10.22169/revint.v17i42.2391. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2391. Acesso em: 29 set. 2023.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
OLIVEIRA, Nice Rejane da Silva. Cinema e ensino de história na escola Graça Aranha em Imperatriz–MA. 2018. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br/ bitstream/11612/1706/1/Nice%20Rejane%20da%20Silva%20Oliveira%20-%20Dissertação.pdf. Acesso em: 16 mar. 2023.
OUSHIRO, Lívia. Identidade na pluralidade: avaliação, produção e percepção linguística na cidade de São Paulo. 2015. 394 f. Tese (Doutorado em Semiótica e Linguística Geral) – Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-15062015-104952/en.php#referencias. Acesso em: 10 set. 2023.
PIASSI, Luís Paulo; GOMES, Emerson Ferreira; RAMOS, João Eduardo Ferreira. Literatura e cinema no ensino de física: interfaces entre a ciência e a fantasia. São Paulo: Livraria da Física, 2017. 147 p.
SANTANA, Gilberto Freire de. Navegantes olhos, inquietos sussurros: uma leitura de Amarelo Manga. 2011. 183 f. Tese (Doutorado em Ciência da Literatura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
SILVA, Adeilson Lima da. Variação linguística na escrita escolar: o uso do objeto direto anafórico em textos com diferentes graus de monitoração. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa. edu.br/jspui/handle/123456789/749. Acesso em: 06 jun. 2023.
SILVA, Danillo da Conceição Pereira. Materialização discursiva da cis-heteronormatividade em perspectiva escalar: contribuições para a Linguística Queer. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, v. 21, n. 2, p. 280–306, 2020. DOI: https://doi.org/10.26512/les.v21i2.35269. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/35269. Acesso em: 25 set. 2024.
SOUZA, Fábio Marques de. O cinema como mediador na (re)construção de crenças de professores de espanhol-língua estrangeira em formação inicial. 2014. 284 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/T.48.2014.tde-25092014-145658. Acesso em: 30 set. 2023
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© EntreLetras 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.